Foi com D. João V que o aqueduto do Louriçal, uma obra setecentista, foi mandada edificar para reforçar o abastecimento de água ao Mosteiro do Santíssimo Sacramento.
Teve igualmente a função de servir o chafariz público localizada na Rua do Castelo, outrora pertença do mosteiro, situando-se no quintal das hospedarias do mesmo. Esta água provinha das nascentes de Pomar, próximo da localidade.
O cargo desta importante obra foi atribuído ao Padre Manuel Pereira, especialista em estudos e levantamentos de arquitetura, a quem o Monarca confiava as suas obras Reais.
O aqueduto apresenta uma extensão de aproximadamente trezentos e cinquenta metros entre o local de origem e o convento.
É composto por trinta e cinco arcos de volta perfeita formados por aduelas de tijolo, sendo suportados por pegões de planta quadrangular. O troço final do aqueduto, pertencente à zona urbana da vila, está restaurado a nível de reboco e pintura.
Os três elementos que constituem o trajeto da água como a mina, o aqueduto e o fontanário, que outrora integrava o pátio exterior do Convento, estão reconhecidos como Monumento Nacional
Este ponto está situado na localidade Louriçal, na freguesia Louriçal.
(Distância: 34 m E)
Nos finais do século XVI a vila começava a dar sinais de expansão quando foi fundada a Irmandade da Misericórdia de Louriçal.
(Distância: 63 m S)
O complexo conventual teve o seu início em 1690, com o empenho e contributo de D. João V, como agradecimento pela cura de uma doença sofrida em 1700.
(Distância: 119 m SE)
Este cruzeiro, que já foi um pelourinho, está situado no largo da Igreja Matriz e também perto do Convento de Louriçal.
(Distância: 154 m SE)
A igreja original de Louriçal foi edificada no séc. XIII, sendo a estrutura atual do século XVIII.
(Distância: 5 km NE)
(Distância: 5 km NE)
Uma capela construida na década de 1970 dedicada a Nossa Senhora da Graça, tendo as suas festividades no mês de Agosto. Uma placa na parede da capela refere o Padre Virgílio Francisco Gomes que fez construir esta capela entre agosto de 1975 e dezembro de 1980.
(Distância: 5 km N)
(Distância: 6 km N)
(Distância: 6 km NE)
(Distância: 6 km NW)
O Mosteiro de Santa Maria de Seiça, enquadrado na beleza natural que o rodeia, é um dos exemplos da arquitetura religiosa.