Uma das raridades a caminho da extinção, imaculadamente defendida por esta ou aquela câmara ou junta mantendo-os em pé e restaurados e muitas vezes dando-lhe uma nova função diferente da qual para que foram feitos.
Assim foram edificados para a moagem da farinha do pão, aproveitando neste caso o vento. Outros do género existem junto aos rios, sendo estes a aproveitarem a corrente das águas.
Os moinhos de vento apresentam uma forma cilíndrica, simplesmente com dois rasgos, um com a porta e outro com uma janela, ambos em verga reta.
Do telhado sai um eixo em madeira de onde partem raios também em madeira que seguram as velas que o vento faz rodar. Um engenhoso sistema permite ao moleiro dirigir este eixo, rodando o telhado para o lado de onde sopra o vento e assim aproveitá-lo ao máximo. Um cata-vento no topo mostra o lado de onde sopra o vento.
No interior existem duas mós sobrepostas, a de cima ligada ao eixo das velas, rodando com elas, a de baixo fixa. O cereal, por exemplo trigo ou milho, é despejado entre as mós que o fazem moer, produzindo assim a farinha.
Os raios e as cordas que os unem têm presos diversos púcaros que produzem o som caraterístico que se ouve sempre junto destes moinhos quando as velas estão a rodar.
Este ponto está situado na localidade Gaeiras, na freguesia Gaeiras.
(Distância: 228 m NE)
Gaeiras mantém orgulhosamente este poço e a respetiva nora que, pela sua localização, pertencia à Quinta de Gaeiras.
(Distância: 344 m NW)
É considerado como o centro de Gaeiras, uma vila com pouco mais de dois mil e quinhentos habitantes a poucos quilómetros de Óbidos.
(Distância: 359 m N)
Situado no largo de São Marcos, este é mais um exemplar na perseverança dos tempos, mantendo assim vivo um dos poucos símbolos da cultura de Gaeiras.
(Distância: 370 m N)
Situada em frente da Quinta das Gaeiras, este pequeno templo foi edificado no século XIX. Apresenta uma planta retangular de uma só nave.
(Distância: 370 m N)
O conjunto, Casa de Gaeiras e Quinta, foi construído em 1720 por um alemão que a utilizou para implantar uma fábrica de curtumes.
(Distância: 457 m N)
Este lavadouro pertencente ao conjunto do parque infantil, está situado mesmo ao lado da Fonte de S. Marcos.
(Distância: 459 m N)
A fonte é um dos três elementos existentes junto ao parque infantil de Gaeiras, que se resume ao centro da vila.
(Distância: 472 m N)
Muito bem aproveitado num sentido de parecer um tanque, fonte ou bica, na verdade não passa de uma saída de mina.
(Distância: 585 m SW)
O Convento de São Miguel foi edificado a mando do Cardeal D. Henrique com a autorização de Pio V, sendo iniciado no ano de 1569.
(Distância: 662 m N)
Este templo religioso foi mandado edificar no século XVIII pelo Beneficiado António da Silva e Faria.