Uma rotunda em Valado de Frades, na estrada de Alcobaça a Nazaré.
Neste espaço foi construído um monumento ao Trabalhador Rural constituído por uma fonte rodeada por painéis de azulejos representando as diversas atividades rurais. No meio estão ainda duas estátuas representando as mesmas atividades.
Este monumento, criado pela Câmara Municipal de Nazaré e pela Junta de Freguesia de Valado dos Frades, foi inaugurado em 20 de junho de 1999.
Este ponto está situado na localidade Valado dos Frades, na freguesia Valado dos Frades.
(Distância: 371 m S)
O edifício da Estação tal com está hoje foi construído no inicio do século XX. Esta fotografia é dos anos 60.
(Distância: 2 km SW)
A Villa Romana de Parreitas, situada na freguesia de Bárrio, é uma estação arqueológica que poderá ter a sua origem na Idade do Ferro e romanizada entre os séculos I a IV d.C.
(Distância: 3 km E)
Representa uma população com pouco mais de dois mil e cem pessoas e teve a sua máxima importância política entre os séculos XV e XIX com o seu estatuto de Vila e por consequência Concelho, vindo a perder o estatuto para Alcobaça.
(Distância: 3 km E)
O Largo principal da aldeia de Maiorga tem como seu nome o Largo do Pelourinho, sendo atravessado pela estrada nacional. Ali estão a Junta de Freguesia, a Igreja Matriz, a Capela do Espírito Santo e o Pelourinho.
(Distância: 3 km E)
O Pelourinho, situado no Largo do Pelourinho, foi erguido em consequência da obtenção do novo foral dado por D. Manuel I em 1514.
(Distância: 3 km E)
Sem grande resenha histórica, pensa-se que tenha sido edificada em 1542 a mando do Cardeal Infante D. Afonso, filho do rei D. Manuel I, tendo sofrido uma reconstrução em 1873.
(Distância: 3 km E)
Edificada no início do século XVI, desta capela só resta o portal manuelino. De uma planta simples, é formada por uma só nave retangular.
(Distância: 4 km W)
Aqui funcionaram os Paços do Concelho de Pederneira até 1855, ano em que a Vila de Nazaré foi anexada ao Concelho de Alcobaça.
(Distância: 4 km W)
Igreja Matriz da Pederneira, ou de Nossa Senhora das Areias, é um templo religioso do séc. XVI, de uma só nave coberta por uma abóbada.
(Distância: 4 km W)
Do pelourinho apenas resta a plataforma que serviu de base de sustentação, composta por quatro degraus octogonais.