A Linha do Oeste foi terminada em 1888, mas já alguns anos antes circulavam na linha carruagens puxadas por cavalos que ligavam o Valado à Marinha Grande. Só mais tarde passaram os primeiros comboios a vapor, e muitos anos mais tarde os movidos a diesel e as automotoras.
O edifício da Estação tal com está hoje foi construído no inicio do século XX. Esta fotografia é dos anos 60.
Este ponto está situado na localidade Valado dos Frades, na freguesia Valado dos Frades.
(Distância: 371 m N)
Neste espaço foi construído um monumento ao Trabalhador Rural. É uma fonte rodeada por painéis de azulejos representando as atividades rurais.
(Distância: 1 km SW)
A Villa Romana de Parreitas, situada na freguesia de Bárrio, é uma estação arqueológica que poderá ter a sua origem na Idade do Ferro e romanizada entre os séculos I a IV d.C.
(Distância: 3 km E)
Representa uma população com pouco mais de dois mil e cem pessoas e teve a sua máxima importância política entre os séculos XV e XIX com o seu estatuto de Vila e por consequência Concelho, vindo a perder o estatuto para Alcobaça.
(Distância: 3 km E)
O Largo principal da aldeia de Maiorga tem como seu nome o Largo do Pelourinho, sendo atravessado pela estrada nacional. Ali estão a Junta de Freguesia, a Igreja Matriz, a Capela do Espírito Santo e o Pelourinho.
(Distância: 3 km E)
O Pelourinho, situado no Largo do Pelourinho, foi erguido em consequência da obtenção do novo foral dado por D. Manuel I em 1514.
(Distância: 3 km E)
Sem grande resenha histórica, pensa-se que tenha sido edificada em 1542 a mando do Cardeal Infante D. Afonso, filho do rei D. Manuel I, tendo sofrido uma reconstrução em 1873.
(Distância: 3 km E)
Edificada no início do século XVI, desta capela só resta o portal manuelino. De uma planta simples, é formada por uma só nave retangular.
(Distância: 4 km W)
Igreja Matriz da Pederneira, ou de Nossa Senhora das Areias, é um templo religioso do séc. XVI, de uma só nave coberta por uma abóbada.
(Distância: 4 km W)
Aqui funcionaram os Paços do Concelho de Pederneira até 1855, ano em que a Vila de Nazaré foi anexada ao Concelho de Alcobaça.
(Distância: 4 km W)
Do pelourinho apenas resta a plataforma que serviu de base de sustentação, composta por quatro degraus octogonais.