A cinco quilómetros a sul de Nazaré, a Igreja de São Gião é a verdadeira jóia que Portugal possui devido ao seu testemunho arquitetónico atendendo à sua extrema antiguidade.
Constitui um inestimável exemplar arquitetónico e arqueológico, transformando-o num dos mais antigos edifícios de rito cristão antigo existente em Portugal, mesmo na Península Ibérica.
A antiguidade é tão extrema que se perde na atribuição da sua verdadeira cronologia.
Leva-nos a uma primeira versão de que remonta à época visigótica, pertencente ao século VII, e uma segunda versão, considerada a mais consensual, que pertence à época asturiana referente ao século X.
Localizado a quinhentos metros da praia, num terreno pertencente a uma Quinta de São Gião, passa despercebido pelo seu aspeto bastante rústico.
Este templo de pequenas dimensões apresenta uma planta retangular sem janelas e uma portada que era encimada por uma tribuna em madeira. O teto também é forrado em madeira com o vigamento à vista.
Devido à antiguidade e à sua localização, o templo está a ser supostamente seguro e protegido por andaimes e por folhas de zinco para melhor proteção e conservação desta relíquia.
Estes foram os planos usados para manterem de pé esta relíquia que, desde 1986, está classificado como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Famalicão, na freguesia Famalicão.
(Distância: 4 km NE)
Igreja Matriz da Pederneira, ou de Nossa Senhora das Areias, é um templo religioso do séc. XVI, de uma só nave coberta por uma abóbada.
(Distância: 4 km NE)
Câmara Municipal de Nazaré - Av. Vieira Guimarães, Nazaré
(Distância: 4 km NE)
Do pelourinho apenas resta a plataforma que serviu de base de sustentação, composta por quatro degraus octogonais.
(Distância: 4 km NE)
Aqui funcionaram os Paços do Concelho de Pederneira até 1855, ano em que a Vila de Nazaré foi anexada ao Concelho de Alcobaça.
(Distância: 5 km N)
Este forte foi mandado edificar entre 1557 e 1578, no reinado D. Sebastião, para defesa do povoado piscatório da Pederneira.
(Distância: 5 km N)
Crê-se que esta capelinha esteja ligada à lenda da imagem de Nossa Senhora que foi esculpida por São José e pintada por São Lucas.
(Distância: 5 km N)
Foi mandado edificar em 1718 pelo administrador da Real Casa de Nossa Senhora da Nazaré para alojar a Família Real pelas visitas do Rei D. João VI.
(Distância: 5 km N)
Está situado no Sítio de Nazaré, tornando este largo privilegiado, testemunha de um passado histórico religioso e patrimonial.
(Distância: 5 km N)
Um dos edifícios localizados no Sítio, está situado atrás do Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, pertencente a esta Confraria.
(Distância: 5 km N)
Está localizado no Sítio da Nazaré, mais concretamente no centro do Largo de Nossa Senhora da Nazaré. É de planta octogonal e coberto por um coruchéu.