Teve reparações diversas ao longo dos tempos, começando pela sineira que foi reparada no final do século XIX, tal como a porta de acesso à torre. A galilé foi retirada na década de 1920, e foram realizadas obras diversas na igreja e na torre na década de 1950.
A fachada é aberta por duas portas sobrepostas, a superior protegida por um varandim, e duas janelas estreitas, uma de cada lado. A torre sineira está anexada ao lado direito da igreja, um pouco recuada em relação à fachada.
É uma igreja de planta retangular composta por nave e capela-mor, com dois altares no lado da Epístola e coro-alto.
A entrada é antecedida por uma escadaria, havendo também uma grande escadaria para acesso ao átrio da igreja.
Este ponto está situado na localidade Coentral, na freguesia Castanheira de Pera e Coentral.
(Distância: 102 m NE)
Uma casa recuperada, nas instalações da Junta de Freguesia, onde nasceu D. Manuel Agostinho Barreto, Bispo do Funchal, que é agora um museu com a história do Rancho Folclórico Neveiros do Coentral.
(Distância: 184 m SW)
(Distância: 244 m NE)
Um miradouro com uma excelente vista sobre a serra e Coentral.
(Distância: 606 m E)
(Distância: 907 m E)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km NE)
Dos sete poços construídos só restam 3. De inverno a neve era acumulada no poço e calcada até ficar uma pedra de gelo bem dura, o ofício dos neveiros. Assim ficava até ao verão em que era partida e retirada e dali levada até à residência dos reis, em Lisboa.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 3 km NW)
Se seguiram o percurso certo, vão encontrar esta fonte que se situa precisamente a meio deste e da aldeia. É o seu prémio pelo esforço feito de chegar até aqui.
(Distância: 3 km NW)
É aqui neste pequeno Largo de Encontro que pode confraternizar por uns minutos, horas ou até um dia. Estão aqui reunidas as condições para que tenha uns momentos bem passados.