A aldeia foi reconstruída com materiais da zona como a pedra.
O interessante nome da aldeia tem origem precisamente na altura em que a Península Ibérica era povoada por ursos que aqui vinham beber em pias que a Mãe Natureza provocou nas rochas, ainda hoje visíveis.
Temos na Pia de Urso a percepção de uma aldeia pequena, com três ou quatro ruas desfiladas com as suas casas, em todo o seu perímetro restauradas. Uma das ruas dá entrada para o pequeno ecoparque sensorial, adaptado para invisuais, e com todo o seu percurso apropriado para crianças. Contudo, não foi adaptado para aqueles que têm dificuldades de movimentação.
Uma aldeia simpática, que tem tudo para receber o visitante, estrangeiro ou nacional, inclusivamente sítio para dormir. É o que tem para oferecer, e um local aconselhável para perder umas horitas a visitar.
Este ponto está situado na localidade Pia de Urso, na freguesia São Mamede.
(Distância: 80 m SW)
(Distância: 84 m N)
Um parque destinado a invisuais, é um espaço rural que foi requalificado para o turismo, com um percurso pedestre sensorial com várias estações interativas, Planetário, Água, Jurássica, Abstrata, Lúdica e Musical.
(Distância: 87 m N)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 3 km S)
(Distância: 3 km S)
A poucos quilómetros de São Mamede e da Pia de Urso, no sentido para sul, encontra-se na localidade de Casal Vieira a Capela de Santo António, localizada no Largo da Capela.
(Distância: 3 km N)
17 de agosto de 1920, nome atribuído a este jardim, é a data em que foi criada a paróquia.
(Distância: 3 km N)
Uma igreja em que se destaca a grande torre sineira à direita e a entrada principal, em arquivoltas assentes sobre colunas, sobreposta por uma janela em cruz.