Golpilheira é no entanto, segundo alguns testemunhos documentais, uma localidade que tem o início da sua história nos primórdios da Nacionalidade, compreendida entre o séculos XIII e XIV, juntamente com as aldeias circunvizinhas.
É com a existência de duas Capelas em São Sebastião de Freixo e São Bento, localidades vizinhas de Golpilheira, que se acredita que esta última mostrasse vestígios da presença humana, que compreende um período entre o final da construção do Castelo de Leiria e a Batalha de Aljubarrota.
É nesta base das localidades vizinhas e da própria Golpilheira que as capelas também são a prova desta mesma existência. Na Golpilheira existia uma Ermida com invocação a Jesus, na qual se situavam duas capelas, uma com obrigação de vinte missas e uma segunda com cinquenta missas por ano. Claro que é esta segunda capela com invocação a Santo António que atualmente existe como Capela do Bom Jesus dos Aflitos, situada próximo desta Junta de Freguesia.
Este ponto está situado na localidade Golpilheira, na freguesia Golpilheira.
(Distância: 35 m S)
Situada no centro da localidade e a poucos metros da Junta de Freguesia, este pequeno templo teve a sua edificação em meados do século XV, inicialmente dedicado a Santo António.
(Distância: 49 m S)
(Distância: 137 m S)
(Distância: 228 m SW)
(Distância: 280 m SE)
(Distância: 353 m SW)
(Distância: 2 km SW)
Localizada junto à Estrada Nacional, a dois quilómetros do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, esta capela não tem informação sobre a data da edificação. A sua tipologia indica-nos que o início corresponde aos finais do século XVI.
(Distância: 2 km S)
(Distância: 3 km S)
(Distância: 3 km S)