Esta população dedicar-se-ia à pesca na Lagoa da Pederneira além da agricultura e criação de gado, dada a fertilidade destes terrenos.
A Villa é constituída por 15 salas de uma mansão agrícola que compunham a casa do proprietário e as casas da exploração agrícola.
O espólio desta povoação pode ser visto no Museu Monográfico de Bárrio, no Centro de Informação e Documentação da Villa Romana de Parreitas. Inclui objetos de cerâmica, utensílios de tecelagem e metalurgia e objetos de adorno.
Este ponto está situado na localidade Bárrio, na freguesia Bárrio.
(Distância: 1 km NE)
O edifício da Estação tal com está hoje foi construído no inicio do século XX. Esta fotografia é dos anos 60.
(Distância: 2 km NE)
Neste espaço foi construído um monumento ao Trabalhador Rural. É uma fonte rodeada por painéis de azulejos representando as atividades rurais.
(Distância: 4 km E)
Representa uma população com pouco mais de dois mil e cem pessoas e teve a sua máxima importância política entre os séculos XV e XIX com o seu estatuto de Vila e por consequência Concelho, vindo a perder o estatuto para Alcobaça.
(Distância: 4 km E)
O Largo principal da aldeia de Maiorga tem como seu nome o Largo do Pelourinho, sendo atravessado pela estrada nacional. Ali estão a Junta de Freguesia, a Igreja Matriz, a Capela do Espírito Santo e o Pelourinho.
(Distância: 4 km E)
O Pelourinho, situado no Largo do Pelourinho, foi erguido em consequência da obtenção do novo foral dado por D. Manuel I em 1514.
(Distância: 4 km E)
Sem grande resenha histórica, pensa-se que tenha sido edificada em 1542 a mando do Cardeal Infante D. Afonso, filho do rei D. Manuel I, tendo sofrido uma reconstrução em 1873.
(Distância: 4 km E)
Edificada no início do século XVI, desta capela só resta o portal manuelino. De uma planta simples, é formada por uma só nave retangular.
(Distância: 4 km NW)
Igreja Matriz da Pederneira, ou de Nossa Senhora das Areias, é um templo religioso do séc. XVI, de uma só nave coberta por uma abóbada.
(Distância: 4 km NW)
Aqui funcionaram os Paços do Concelho de Pederneira até 1855, ano em que a Vila de Nazaré foi anexada ao Concelho de Alcobaça.
(Distância: 4 km NW)
Do pelourinho apenas resta a plataforma que serviu de base de sustentação, composta por quatro degraus octogonais.