×
Pontos de Interesse no Concelho de Vila Nova de Foz Côa
Pelourinho de Horta do Douro (Horta)
Datado do século XVI, o Pelourinho assenta em três degraus de forma circular com arestas, já muito corroídos pelo tempo.
Pelourinho de Touça (Touça)
Pelourinho do século XV, de arquitetura jurisdicional gótica, símbolo maior da autonomia jurisdicional, erguido no epicentro de Touça que foi vila e sede do concelho até aos finais do século XVIII.
Pelourinho de Vila Nova de Foz Côa (Vila Nova de Foz Côa)
Vila Nova de Foz Côa recebeu várias mercês de D. Dinis, que lhe concedeu o primeiro foral em 1299. Em 1514 recebeu foral novo de D. Manuel, do qual se terá erguido o presente Pelourinho.
Ponte Romana de Numão (Numão)
Uma ponte romana de dois arcos que atravessa o ribeiro Teja. Mais uma história de uma ponte que passou ao esquecimento.
Ponte sobre o Rio Côa (Vila Nova de Foz Côa)
A situação de Vila Nova de Foz Côa perto do rio faz com que haja paisagens impressionantes. A ponte que o atravessa é um desses locais.
Praça do Municipio (Vila Nova de Foz Côa)
A praça principal da Vila Nova de Foz Côa é o ponto de partida para um pequeno passeio pela zona histórica desta mesma Cidade.
Rua Principal (Vila Nova de Foz Côa)
A rua que nos leva à Praça do Município, é a artéria pedonal com grande variedade de estabelecimentos comerciais e esplanadas.
Solar da Casa Grande (Freixo de Numão)
Sobre o edifício há muito poucas referências, somente que é datado do século XVIII, sob o estilo barroco. Está transformado no museu de arqueologia.
Solar de Visconde de Almendra (Almendra)
O Solar de Visconde de Almendra é de uma planta retangular que caracterizou a arquitetura civil do nosso País no século XVIII, e que se pauta por um desenvolvimento em comprimento.
Torre do Relógio (Vila Nova de Foz Côa)
Construída no reinado de D. Afonso V, a torre, tal como os dois panos da muralha, são os únicos vestígios do castelo da Vila Nova de Foz Côa.