×
Pontos de Interesse no Concelho de Vila Nova de Foz Côa
Capela de Santo António (Vila Nova de Foz Côa)
Uma capela anexa ao cemitério, situada no largo do mesmo nome e em frente do parque, igualmente com a denominação de Santo António.
Capela de São Pedro (Vila Nova de Foz Côa)
De nave única, tem um pórtico românico em arco de volta perfeita, que está ornamentado com esferas e ladeado por duas pequenas janelas gradeadas.
Capela de São Sebastião (Vila Nova de Foz Côa)
Situada na Rua de São Sebastião, é uma pequena capela de uma só nave com a porta com arco abatido ladeada por duas pequenas janelas.
Castelo de Castelo Melhor (Castelo Melhor)
Este castelo é considerado um dos melhores exemplos de fortaleza medieval secundária, erguido na zona mais periférica dos Países da Península Ibérica.
Castelo de Numão (Numão)
Já em 960 o Castelo de Numão marcava a sua presença documentada, quando foi doado pela D. Chamôa Rodrigues ao Convento de Guimarães, através da sua tia Condessa Mumadona.
Castelo Velho (Freixo de Numão)
Pertencendo Freixo de Numão a uma região fortemente arqueológica, o Castelo Velho constituiu-se num Sítio Arqueológico que se crê ter sido ocupada entre 3000 a.C. e 1300 a.C.
Dom Manuel I (Almendra)
D. Manuel I é a figura de prestígio da Vila de Almendra, que homenageiam no largo principal desta mesma Vila a que o Rei deu a carta de foral.
Estação Arqueológica de Prazo (Freixo de Numão)
Esta estação Arqueológica de Prazo é mais um verdadeiro exemplar de uma Villa Romana que teve a sua ocupação entre o século I e o início do V d.C.
Igreja Matriz de Almendra (Almendra)
Conhecida também como Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, foi construída no terceiro quartel do século XVI, estando a obra de reedificação concluída possivelmente em 1565.
Igreja Matriz de Freixo de Numão (Freixo de Numão)
Esta igreja está datada do século XVIII, mas na verdade este templo resulta de um início pagão. Transformando-se mais tarde numa igreja românica, sobreviveu até ao ano de 1755, ano em que se deu o terramoto.