Possivelmente esta estação foi o aproveitamento de outras civilizações que aqui passaram, pois encontramos vestígios pré-históricos dos períodos Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
No século V o edifício senhorial foi transformado numa Basílica Paleocristã, que se vai manter activa até ao século XIII. No século XV o edifício da Basílica vai ser reabilitado como casa de campo de um casal agrícola. Esta última ocupação foi comprovada através de uma gravação "Crismon" (marca das cerâmicas no período da Alta Idade Média), no fundo de um pequeno vaso de cerâmica cinzento.
Este ponto está situado na localidade Freixo de Numão, na freguesia Freixo de Numão.
(Distância: 2 km E)
É uma capela de planta longitudinal, constituída de uma só nave retangular.
(Distância: 2 km E)
Estrutura em cantaria de granito, composta por um soco circular de quatro degraus de aresta viva, encontrando-se o primeiro semienterrado no solo.
(Distância: 2 km E)
Esta igreja está datada do século XVIII, mas na verdade este templo resulta de um início pagão. Transformando-se mais tarde numa igreja românica, sobreviveu até ao ano de 1755, ano em que se deu o terramoto.
(Distância: 2 km E)
Sobre o edifício há muito poucas referências, somente que é datado do século XVIII, sob o estilo barroco. Está transformado no museu de arqueologia.
(Distância: 2 km S)
Também denominada como Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, é uma construção do século XVIII sobre uma pré-existência medieval.
(Distância: 3 km S)
Pelourinho do século XV, de arquitetura jurisdicional gótica, símbolo maior da autonomia jurisdicional, erguido no epicentro de Touça que foi vila e sede do concelho até aos finais do século XVIII.
(Distância: 4 km E)
Pertencendo Freixo de Numão a uma região fortemente arqueológica, o Castelo Velho constituiu-se num Sítio Arqueológico que se crê ter sido ocupada entre 3000 a.C. e 1300 a.C.
(Distância: 5 km NW)
Já em 960 o Castelo de Numão marcava a sua presença documentada, quando foi doado pela D. Chamôa Rodrigues ao Convento de Guimarães, através da sua tia Condessa Mumadona.
(Distância: 6 km W)
Datado do século XVI, o Pelourinho assenta em três degraus de forma circular com arestas, já muito corroídos pelo tempo.
(Distância: 6 km W)