Por vezes, nas fortalezas medievais persistem os nomes mais caricatos a esta ou àquela passagem que agora dificilmente poderemos compreender se não forem explicados.
Este é um desses casos em que a denominação "Olhinho do Sol" corresponde a uma porta aberta nas muralhas, em forma de ogiva, estando esta orientada para a nascente, lugar onde nasce o Sol. Daí o famoso nome.
Este ponto está situado na localidade Trancoso, na freguesia Trancoso (São Pedro e Santa Maria) e Souto Maior.
(Distância: 87 m NW)
Sobre esta fortaleza pouco se sabe, unicamente que foi doada ao Mosteiro de Guimarães por D. Chamoa Rodrigues em 960.
(Distância: 122 m SW)
Talvez o nome nos queira dizer isso mesmo, o poço, no sentido figurado, ao querer dizer que é um buraco de sabedoria do Mestre.
(Distância: 140 m W)
A Igreja Matriz de Trancoso foi construída sob o estilo românico e foi do padroado real no séc. XVI.
(Distância: 152 m W)
Monumento manuelino contemporâneo do foral novo, Monumento Nacional com o fuste facetado sobre quatro degraus e remate com colunelos que formam a gaiola.
(Distância: 165 m W)
Entre 1742-1792 foram os anos que demorou a construção. Tem a porta principal encimada por escudo Real e um altar-mor em estilo filipino.
(Distância: 166 m S)
Situada à saída das portas de São João, em frente do cruzeiro do Senhor do Loreto, é datada de 1770, em barroco simples.
(Distância: 179 m NW)
Templo construído no séc. XVIII, mais concretamente no ano de 1784, por ordem do bispo, sobre uma primitiva ermida na mesma invocação, românica e datada de 1171.
(Distância: 283 m W)
Edifício em estilo românico/clássico, situado no antigo terreiro de São João, com o início da construção em 1916 e finalizada quatro anos depois.
(Distância: 300 m W)
As duas portas estão ladeadas por duas torres ameadas. Uma ostenta o brasão de Trancoso lavrado em pedra, a outra tem duas guaritas.
(Distância: 5 km S)
Igreja paroquial de Freches