Embora haja algumas casas que parcialmente ocultam a sua face sul, podemos entender que os construtores aproveitaram o relevo natural limitando-se a preencher o espaço entre os grandes blocos de pedra existentes. Associando a esse aspecto o facto de nunca ter sido concluído, o que podemos visitar é uma estrutura muito curiosa e interessante.
No interior subsistem alguns vestígios de muros. Subindo até a zona norte da muralha poderemos daí avistar, em dias claros, um imenso território desde a Guarda à Serra da Marofa e, a leste, as cadeias montanhosas castelhanas.
Este ponto está situado na localidade Vila do Touro, na freguesia Vila do Touro.
(Distância: 187 m SE)
Construído no séc. XVI, este Pelourinho apresenta uma base de três degraus circulares, onde assenta uma coluna de fuste circular com base quadrada, encimada por duplo anel.
(Distância: 7 km S)
Este Pelourinho trata-se de uma réplica do original datado do séc. XVI, de que subsistem apenas três elementos do capitel e o remate.
(Distância: 7 km S)
Casa do século XVII, pertenceu a Brito e Távora Silva. Atualmente existe a entrada nobre precedida por uma escadaria de degraus semicirculares antecedendo um alpendre.
(Distância: 7 km S)
Também conhecida como Igreja de São João, pertence à segunda metade do séc. XVIII.
(Distância: 7 km S)
A Praça da República, a praça central de Sabugal, além de ser o local de encontro dos habitantes e visitantes, é o local onde pode encontrar vários pontos de interesse da vila.
(Distância: 7 km S)
Ponte que atravessa o rio Côa em plena cidade de Sabugal.
(Distância: 7 km S)
Foi edificado pelo Rei D. Dinis e recebeu obras de beneficiação no reinado de D. Manuel I, e outras na época da Restauração.
(Distância: 7 km S)
A Torre Sineira surgiu quando a única porta da muralha medieval que subsiste foi reforçada por uma Torre.
(Distância: 8 km S)
Situada no centro histórico de Sabugal, no pequeno largo da fonte, o seu perímetro é quase ocupado só pela fonte que foi edificada em 1904.
(Distância: 8 km S)
Para aproveitamento do rio Côa, que passa na cidade de Sabugal, foi construída uma represa para formar uma pequena praia fluvial.