Não que seja algo de muito importante, mas devo concordar que esta obra é magnífica.
O próprio nome diz tudo, e quem já esteve lá pode observar as alturas a que aquilo está, e para quem não esteve, aproveite para lá passar. Sem dúvida que muita gente devia passar por aquela porta, mas... de dentro das muralhas para fora.
Este ponto está situado na localidade Sortelha, na freguesia Sortelha.
(Distância: 2 m NW)
O pelourinho está situado no largo com o mesmo nome, tem no seu centro o ponto fulcral da vida Medieval.
(Distância: 11 m NW)
Um dos edifícios mais importantes da aldeia, está situado no Largo do Pelourinho. Remonta ao tempo do rei D. Manuel I, quando outorgou o foral à Vila.
(Distância: 40 m E)
O Castelo Medieval foi construído em 1228 por D. Sancho II que também concedeu o foral à vila. Está classificado como Monumento Nacional.
(Distância: 56 m NW)
Também conhecida como Igreja de Nossa Senhora das Neves, tem no seu portal a data de 1573, podendo ter existido no local um templo anterior.
(Distância: 62 m NE)
Data possivelmente da época Medieval ou do séc. XVI. Ao descer as escadas encontra-se um túnel do lado esquerdo que a liga ao exterior das muralhas.
(Distância: 65 m NW)
Torre Sineira pertencente à Igreja Matriz, sendo um dos poucos locais em que a torre dista alguns metros da Igreja.
(Distância: 109 m NW)
O nome dado a esta casa resulta de, durante muito tempo, não se ter decifrado a inscrição na porta de entrada e esta ter sido considerada como um traço de presença Árabe.
(Distância: 112 m NW)
Em zona e aldeia onde abunda o granito, este exemplar é um dos doze Passos de Via Sacra, todos em granito.
(Distância: 118 m W)
Situado perto da Porta Nova, o Hospital da Misericórdia data do séc. XVI, embora podendo ter existido no local uma antiga Gafaria.
(Distância: 118 m NE)
Construídas no século XIV para recolher e defender, têm um traçado ovalado irregular. O seu eixo principal é a Rua da Fonte, que se inicia no largo do Curro.