Inicialmente o Castelo surgiu através de um castro edificado pelos lusitanos, vetões ou por túrdulos, ali refugiados. No entanto, com a chegada dos romanos, estes utilizaram a fortificação fazendo-a crescer militarmente.
Com a exigência de manter o reinado independente, D. Afonso Henriques fez as primeiras obras de recuperação. Com D. Dinis sofreu obras de ampliação e fortificação, sendo erigidas seis torres e muralhas em volta da vila. Posteriormente, a sua função defensiva foi-se perdendo, caindo assim em declínio.
Atualmente desta fortificação só subsistem duas torres, alguns panos de muralhas e algumas portas.
Este edifício está classificado como Monumento Nacional desde 1950.
Este ponto está situado na localidade Pinhel, na freguesia Pinhel.
A nordeste do atual centro da vila, a cerca de muralhas envolve a zona antiga. As coordenadas indicadas referem-se à porta do castelo situada na zona sul da muralha oeste.
(Distância: 78 m NE)
Um miradouro do local elevado do castelo, com vista espetacular sobre toda a área em volta, o centro histórico e toda a cidade, tendo desde 2005 um miradouro virtual para completar as informações históricas da cidade.
(Distância: 80 m S)
É do ano de 1805, indicação gravada na padieira da porta de acesso à Torre. Está situada num local onde estava antes erigida a primitiva Torre de Relógio do séc. XV.
(Distância: 104 m S)
Morada: Largo Ministro Duarte Pacheco, 8 - 6400-358 Pinhel
(Distância: 152 m E)
A sua construção abrange dois séculos XIV e XV e dois estilos, gótico e barroco, destacando-se o gótico. No interior, destaca-se o batistério, o nicho maneirista, os painéis pintados da capela-mor e o retábulo do Cristo Redentor da porta do sacrário.
(Distância: 154 m S)
Com as reformas Manuelinas e a renovação do foral medieval em 1510, foi edificado o Pelourinho da vila. Este pelourinho de fuste octogonal, classificado como Monumento Nacional desde 1910, está assento no soco de cinco degraus octogonais.
(Distância: 165 m S)
Datada do século XVI, esta igreja com portal manuelino é composta por uma nave e capela-mor. A fachada destaca-se pelas armas reais, datadas de 1808, e pela cruz latina no topo. Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977.
(Distância: 174 m SW)
(Distância: 182 m S)
Também é conhecida como Igreja de São Luís. Como o nome nos indica não foi só uma igreja, também foi um mosteiro, em que ambos foram fundados em 1596 por Luís Figueiredo Falcão e era pertencente às freiras Clarissas.
(Distância: 188 m S)
(Distância: 214 m S)