Sabe-se apenas que a construção desta igreja é do século XIV e posterior à da Igreja de Santa Maria. A primeira referência que existe é de 1 de julho de 1449.
Uma das duas freguesias que formam a vila de Manteigas, a par com Santa Maria, tinha 1446 habitantes em 2011. Conta diversos pontos turísticos de interesse, naturais e edificados.
Esta lagoa, situada na base do Cântaro Gordo, tem origem no glaciar e forma-se pela água proveniente do degelo das neves do inverno neste lado da Serra da Estrela.
Um simples planalto arenoso de aluvião a 1550 metros de altitude, terá sido em tempos uma lagoa de origem glaciária. Há diversos vestígios de moreias, materiais deixados pelos glaciares.
Um parque numa zona arborizada e relvada, com um parque de merendas, um circuito de manutenção e um parque infantil e uma vista espetacular sobre a vila de Manteigas.
Um pavilhão preparado com excelentes condições para diversas modalidades desportivas. Foi requalificado em outubro de 2019, para melhoramento das condições do desporto.
Duas piscinas exteriores e uma interior, proporcionam condições para iniciação da natação, para as disciplinas de natação nas escolas e clubes de natação do concelho.
Um local espetacular com uma cascata com 10 metros de altura de onde cai água da ribeira de Leandros, formando um poço no fundo da ravina. (Foto de madadu)