×
Pontos de Interesse no Concelho de Manteigas
Fonte do Picão (Manteigas)
Uma fonte em granito, a bica de onde corre água para o tanque retangular, dentro de um arco perfeito, está ladeada por pilastras e ladeada por dois bancos.
Fonte Paulo Luís Martins (São Pedro (Freguesia))
Uma queda de água limpa e cristalina com origem no rio Zêzere e que termina nesta fonte de duas bicas que vertem água para um tanque retangular.
Igreja da Misericórdia (Manteigas)
Construída entre 1685 e 1688 no local onde existiu a Capela de São João Baptista, de 1260, teve importantes obras de remodelação em 1983.
Igreja de Nossa Senhora da Anunciação (Vale de Amoreira)
Uma construção de 1992, depois de 20 anos de construção e dificuldades, que ficou devida ao padre e aos paroquianos. A fachada destaca-se pelos vitrais na parte superior a ladearem uma cruz.
Igreja de Santa Maria (Manteigas)
A Igreja de Santa Maria, Matriz de Manteigas, foi construída entre 1336 e 1338 e restaurada entre o século XVII e XVIII e depois ainda em 1935.
Igreja de São João Baptista (Sameiro)
Uma igreja possivelmente do século XVIII, ampliada no início do século XIX, destaca-se a grande torre sineira no lado direito terminada num varandim, e a porta principal em arco de ogiva.
Igreja de São Pedro (Manteigas)
Sabe-se apenas que a construção desta igreja é do século XIV e posterior à da Igreja de Santa Maria. A primeira referência que existe é de 1 de julho de 1449.
Jardim de Manteigas (Manteigas)
Um espaço agradável, relvado, com bancos e mesas de piquenique, com árvores e sombras, num local com uma paisagem espetacular.
Junta de Freguesia de Sameiro (Sameiro)
Uma lenda diz que o nome de Sameiro provém de Povo Cimeiro, nome atribuído pelos invasores por não conseguirem transpor as enormes rochas e entenderem ser ali o final da povoação na serra.
Junta de Freguesia de Santa Maria (Manteigas)
Segundo documentação antiga, a vila de Manteigas terá iniciado nesta freguesia no início do século XIV. É atualmente uma das duas freguesias que formam a vila, a par com São Pedro.