×
Pontos de Interesse no Concelho de Fornos de Algodres
Fontanário de Cortiçô (Cortiçô)
Uma fonte de espaldar retangular ladeado por pilastras e com frontão triangular, com duas bicas que vertem água para um tanque retangular.
Fontanário de Fonte Fria (Fonte Fria)
Um fontanário de espaldar composto por silhares de forma irregular limitado por pilastras. Mostra no topo a data de restauração de 1996. Uma bica verte água para um tanque retangular. Um sinal dos tempos antigos quando não existia água canalizada.
Fontanário de Fuinhas (Fuinhas)
Um fontanário na berma da estrada, situado no centro da localidade, com um espaldar limitado por pilastras e frontão e com a legenda "1932 / Obra da Ditadura". Uma bica verte água para um tanque retangular.
Fontanário de Infias (Infias)
Uma fonte ladeada por um lavadouro, sendo a fonte de 1930 e o lavadouro de 1979. A fonte é ladeada por painéis de azulejos representando cenas da terra. Uma caleira leva água para os três tanques em frente, sendo os dois laterais lavadouros para uso público.
Fontanário de Matança (Matança)
Uma fonte situada no meio da localidade, na berma da estrada principal e abaixo do nível do chão. Acede-se à fonte por degraus e a bica verte água para o tanque quadrado.
Fontanário de Rancosinho (Rancosinho)
Uma fonte de espaldar, na beira da estrada, com a data de 1933, uma bica verte água para um tanque retangular. O espaldar é ladeado por pilastras.
Fontanário de Vila Chã (Vila Chã)
Um fontanário com o espaldar ladeado por pilastras e terminado num frontão curvado e uma cruz, contém um poço fechado e uma nora na frente.
Fontanário de Vila Ruiva (Vila Ruiva)
Situada junto da saída norte da vila, é uma fonte abaixo do nível da estrada a que se acede por uma escada de pedra. Uma fonte de espaldar, com a legenda desgastada e ilegível, uma bica verte água para um tanque retangular, e o recinto está protegido por um gradeamento.
Fontanário de Vila Soeiro do Chão (Vila Soeiro do Chão)
Uma fonte de espaldar tinha originalmente uma bica, mudada para torneira, a que foi acrescentada outra torneira a pouca distância. Ambas vertem água para um tanque retangular. A fonte foi recentemente restaurada e pintada e a legenda está totalmente apagada e ilegível.