×
Pontos de Interesse no Concelho de Fornos de Algodres
Igreja Matriz de Juncais (Juncais)
Na Igreja Matriz de Juncais destaca-se a sineira adossada à fachada principal, ao contrário do habitual no nível do tímpano da fachada, albergando um sino dentro de uma estrutura terminada com uma cruz e pináculos. A fachada é aberta pela porta encimada por uma janela para iluminação do interior.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça (Figueiró da Granja)
A Igreja de Nossa Senhora da Graça provavelmente foi construída no século XII, tendo sido reconstruída no século XIX. Nesta obra de reconstrução foram utilizados diversos materiais provenientes da antiga Capela de Nossa Senhora dos Milagres. Destaca-se a fachada em silhares e a torre sineira.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde (Vila Soeiro do Chão)
Uma igreja à beira da estrada de que está paralela, ao contrário do habitual, o tímpano é curvo e ladeado por pináculos em chama. A sineira contém apenas um sino e é terminada na cruz. No interior, renovado, destaca-se as imagens por trás do altar-mor destacado da parede e não na forma tradicional.
Igreja Matriz de Santa Maria Madalena (Matança)
Uma igreja situada no final de uma alameda ladeada de árvores, destaca-se a torre sineira que termina em triângulo, lateral e adossada à fachada, com dois sinos em suas próprias ventanas, com uma terceira ventana mais pequena e vazia, sobre os sinos. A porta em arco perfeito abre a fachada.
Igreja Matriz de Santa Maria Maior (Algodres)
Uma igreja provavelmente do século XII e reconstruída no século XVII, destaca-se a sineira dupla sobre a parte norte da fachada que é terminada com um tímpano triangular encimado por uma pequena cruz. A fachada é aberta pela porta em arco quebrado.
Igreja Matriz de Santo António (Casal Vasco)
Igreja à beira da estrada, a fachada é aberta pela porta em arco abatido encimada por uma porta protegida por um varandim. O tímpano contracurvado termina na cruz no vértice. A fachada é ladeada por pilastras terminadas em pináculos em taça.
Igreja Matriz de São Miguel (Fornos de Algodres)
A construção inicial da igreja remonta ao século XVI, mas foi completamente reconstruída no século XVIII. Destaca-se a fachada aberta pela porta em moldura reta, com tímpano curvo tendo ao centro uma janela para iluminação do interior. A torre sineira adossa-se à direita.