Uma fonte de grande espaldar forrado a azulejos de padrão azul e branco limitado por pilastras e terminado um frontão. o espaço da fonte existe ainda um lavadouro comunitário coberto. O espaço da fonte e lavadouro é cercado por um muro.
Fonte de espaldar com a data de 1871, uma bica verte água para um tanque retangular. O espaldar é formado por lajes, ladeado por pilastras e encimado por um frontão triangular. Está inserida num grande espaço com banco de pedra.
Fonte de espaldar, duas bicas vertem água para dois tanques circulares e para um tanque retangular ao lado da fonte. Uma placa contém a legenda "Câmara Municipal 1864". Um banco e dois canteiros de flores completam o conjunto.
Igreja da Misericórdia de Fornos de Algodres ou Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, é uma igreja do século XVII com a fachada barroca joanina. No interior destaca-se a talha dourada e os quadros a óleo de Jerónimo da Cunha, do século XVIII.
A construção inicial da igreja remonta ao século XVI, mas foi completamente reconstruída no século XVIII. Destaca-se a fachada aberta pela porta em moldura reta, com tímpano curvo tendo ao centro uma janela para iluminação do interior. A torre sineira adossa-se à direita.
Um jardim situado no centro da vila, junto da Câmara Muncipal, um espaço arborizado, com bancos e um coreto, para descanso, passeio, divertimento e convívio.
Antigamente este era o edifício dos Paços do Concelho, ou Câmara Municipal, tendo à frente da porta o Pelourinho. Atualmente é a sede da Junta de Freguesia de Fornos de Algodres e tem no piso térreo uma biblioteca. Ao centro do tímpano da fachada está o escudo de D. João VI.