Os seus vestígios de presença humana ascendem à época da Idade do Bronze e da Época Romana, estando rodeada de muralhas reconstruídas do século XII, com seis portas medievais.
Estando implantada sobre um maciço granítico, faz com que a maior parte da construção da aldeia seja em granito, mesmo as casas com dois andares, bem como a maior parte das aldeias suas vizinhas.
O Castelo está classificado como Monumento Nacional desde 1946.
Este ponto está situado na localidade Castelo Mendo, na freguesia Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela.
(Distância: 15 m W)
Foi edificada provavelmente na primeira metade do século XIII, em estilo românico, sendo construída no século XVI uma capela lateral.
(Distância: 69 m NE)
Forno comunitário, edifício que podemos encontrar nas populações mais profundas de Portugal. De grande utilidade e contributo para toda essas populações.
(Distância: 71 m N)
(Distância: 82 m N)
Chafariz de traços sóbrios, localizado nas imediações do Castelo no largo ou centro da aldeia, feito em granito.
(Distância: 93 m N)
Com as reformas manuelinas da administração local, o foral de Castelo Mendo foi renovado e então foi mandado erigir o Pelourinho, decorria o ano de 1510.
(Distância: 106 m N)
Igreja Matriz, também conhecida como Igreja de São Pedro, datada do século XIV, a sua edificação começou por ser uma pequena capela frequentada pelo povo.
(Distância: 165 m N)
Igreja simples do século XIII, conhecida como antiga Misericórdia, era frequentada por nobres. Está situada à entrada de Castelo Mendo.
(Distância: 245 m N)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km S)