Este ponto está situado na localidade Pena Verde, na freguesia Pena Verde.
(Distância: 293 m SE)
Um pelourinho simples constituído por um fuste de secção octogonal terminado numa pirâmide também octogonal. A coluna assenta sobre três degraus, sendo o primeiro também octogonal e os restantes formados por pedras irregulares a formar um círculo.
(Distância: 349 m SE)
Um cruzeiro simples e sem decoração, com o fuste liso sobre uma base quadrada e dois degraus quadrados, terminando com a cruz.
(Distância: 362 m SE)
Uma Igreja Matriz constituída por nave, capela-mor e torre sineira, tendo como anexo a sacristia, destaca-se a fachada frotal com o tímpano contracurvado.
(Distância: 423 m SE)
Um cruzeiro situado próximo da Junta de Freguesia, é comemorativo do oitavo século da Independência e do terceiro século da Restauração. Com fuste de secção octogonal, termina com a cruz com os braços polilobados.
(Distância: 438 m SE)
Pena Verde foi vila e sede de concelho entre 1240 e 1836, quando foi integrada no concelho de Aguiar da Beira. Sendo predominante a pastoricia e a produção de queijo, ali se realiza a Festa do Pastor e do Queijo de Aguiar da Beira.
(Distância: 937 m NE)
A capela tem a sineira sobreposta da cruz sobre o vértice da empena que é ladeada por pináculos. A entrada é antecedida por um alpendre. Destaca-se a Via Sacra formada pelas cruzes gravadas nas paredes exteriores.
(Distância: 998 m E)
Uma capela com a fachada aberta pela porta em arco abatido ladeada por duas pequenas janelas e encimada por um óculo quadrilobado num tímpano contra-curvado. Destaca-se ainda a sineira sobre a parede lateral e os pináculos sobre todos os cunhais.
(Distância: 1 km E)
As ruínas do mosteiro de Pena Verde foram recentemente recuperadas, evidenciando-se a porta, fachada e janelas.
(Distância: 1 km SE)
Uma capela barroca com a fachada aberta pela porta em arco abatido ladeada por óculos quadrilobados. A fachada termina em tímpano contracurvado com a cruz no vértice e é ladeada pela sineira e pináculos.
(Distância: 1 km SE)
Uma estátua com cerca de dois metros de altura que representa o pastor acompanhado pelo cão, numa homenagem a esta atividade típica da região.