O telhado do alpendre, em continuação da capela e suportado por colunas, é sobreposto no tímpano pela cruz ao centro e pináculos cónicos terminados em esfera, nos extremos e sobre as colunas. Na frente do tímpano está ainda a sineira.
O altar no alpendre indica também que ocorrem celebrações no exterior da capela.
Este ponto está situado na localidade Dornelas, na freguesia Dornelas.
(Distância: 348 m W)
Pequena capela no centro da localidade, a porta retangular simples é a única abertura na fachada que é terminada pela cruz no vértice do tímpano.
(Distância: 369 m W)
Uma igreja em que se destaca a torre sineira no lado direito com dois sinos e a fachada aberta pela porta sobreposta de outra porta com uma pequena sacada.
(Distância: 406 m W)
Uma fonte que em tempos era muito usada pelos habitantes locais, e utilizada também como fornecimento de água para os animais.
(Distância: 681 m N)
Polidesportivo vedado com iluminação artificial e bancada para espetadores.
(Distância: 1 km SW)
Uma capela que pertenceu à aldeia de Sapateira e que está agora, tal como a aldeia, totalmente em ruínas.
(Distância: 2 km SW)
Na entrada da capela, protegida por um alpendre, está um altar próprio para as missas campais durante as festividades locais, tendo no tímpano um painel de azulejos representando a padroeira e terminado por uma cruz.
(Distância: 3 km S)
Um campo de futebol em terra batida, para jogos e treinos das equipas locais.
(Distância: 3 km N)
Um campo de futebol em terra batida para treinos ou jogos da população local.
(Distância: 3 km N)
Um parque de merendas situado próximo da Capela de Santa Bárbara, com muitas mesas e bancos, próximo de árvores e de boas sombras e uma excelente paisagem.
(Distância: 3 km N)
A Capela ou Ermida de Santa Bárbara tem origem no século XVIII, sendo alterada e ampliada nos tempos seguintes. A fachada principal é antecedida por um grande alpendre onde se situa um altar para missas campestres.