No extremo sudoeste da costa portuguesa, cedo, desde os meados do século V, este lugar era motivo de peregrinações dos cristãos que se deslocavam em romaria para visitar o túmulo de São Vicente, e daí a fortaleza ter o nome do Santo. Mais tarde, no século XII, o corpo de São Vicente foi, a mando de D. Afonso Henriques, trasladado para Lisboa aquando da destruição do túmulo pelas tropas muçulmanas.
Este lugar tinha dois pontos bastantes importantes, a existência de uma comunidade e a importância estratégica militar para os portugueses aquando das suas ocupações por terras africanas, por volta do século XV. Por conseguinte, o Bispo de Silves, D. Fernando Coutinho, mandou erguer umas casas, doadas aos Frades do Corvo. Enquanto isso, D. João III mandou erguer a fortaleza que foi terminada por D. Sebastião. Em 1587 a fortaleza seria destruída pelo corsário Inglês e, mais tarde, reedificado por Filipe III de Espanha.
A fortaleza está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Vila de Sagres, na freguesia Sagres.
(Distância: 1 km E)
Fortaleza de Beliche ou Fortaleza de Santo António de Beliche está estrategicamente situada para proteger a costa algarvia.
(Distância: 5 km SE)
O Cruzeiro está situado no interior da Fortaleza de Sagres.
(Distância: 5 km SE)
Classificado como Monumento Nacional desde 1910, a Fortaleza de Sagres, do século XV, está estrategicamente situada mesmo na ponta da terra que entra pelo mar.
(Distância: 5 km SE)
A Capela de Nossa Senhora da Graça foi construída entre os sécs. XV e XVI sobre as antigas fundações da antiga Igreja de Santa Maria, construção ordenada pelo Infante D. Henrique.
(Distância: 5 km SE)
Uma Rosa dos Ventos, com 50 metros de diâmetro, feita com pedras. Este instrumento era usado precisamente para indicar aos navegantes os pontos cardeais.
(Distância: 5 km SE)
Esta Bateria é uma das seis existentes em diversos pontos no interior da Fortaleza, para proteger de qualquer ataque estrangeiro.
(Distância: 5 km SE)
O Farol de Sagres, situado dentro da Fortaleza, foi inaugurado em 4 de março de 1894 para assinalar os 500 anos do nascimento do Infante D. Henrique. É uma torre quadrada branca com lanterna branca e cúpula vermelha. Tem um alcance de 11 milhas.
(Distância: 7 km E)
Um pequeno farol no extremo do molhe, na entrada da Enseada da Baleeira, para auxílio às embarcações na entrada do Porto de Sagres.
(Distância: 10 km NE)
Câmara Municipal de Vila do Bispo - Paços do Concelho, 8650-407 Vila do Bispo
(Distância: 10 km NE)
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Igreja Matriz de Vila do Bispo, surgiu no lugar da antiga pensando-se que seja do século XVI.