×
Pontos de Interesse no Concelho de Tavira
Ermida de São Brás (Tavira)
Esta ermida pertenceu à confraria com o mesmo nome. Sendo de origem medieval, a sua planta é de nave única, capela-mor e casa do ermitão.
Ermida de São Roque (Tavira)
Pertencendo à confraria de São Roque, este pequeno templo teve origem no tardo-gótico quinhentista com motivos manuelinos e mudéjares.
Ermida de São Sebastião (Tavira)
Esta ermida surgiu devido ao culto do santo mártir romano, tido como advogado contra as epidemias e contágios. De origem medieval, é de uma planta simples de uma só nave.
Forte da Conceição (Conceição)
Também denominado Forte de João ou Forte de São João da Barra, foi edificado em 1670 pelo Conde de Vale de Reis para reforçar a proteção da Ria Formosa e o acesso ao porto de Tavira.
Forte do Rato ou de Santo António (Tavira)
Fortaleza de Santo António ou Forte da Ilha das Lebres, datado do século XVI, foi mandado erigir por D. Sebastião para proteger a foz do rio Gilão à entrada do porto de Tavira.
Igreja da Misericórdia (Tavira)
Igreja datada entre 1541 e 1551, é o monumento com melhor expressão renascentista do Algarve, bem expresso na composição e decoração do pórtico principal.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Conceição)
A igreja foi iniciada no primeiro quartel do século XVI, devido à criação da freguesia de Nossa Senhora da Conceição.
Igreja de Santa Maria do Castelo (Tavira)
A igreja tem o nome de Santa Maria porque está situada na freguesia com o mesmo nome. Também é a Igreja Matriz da cidade.
Igreja de Santiago (Tavira)
Esta Igreja de Santiago é da segunda metade século XIII sendo em 1270 a sua existência um facto, pois foi o ano em que D. Afonso III doou o padroado desta Igreja ao Bispado de Silves.
Igreja de São Francisco (Tavira)
Convento fundado pelos Franciscanos entre 1250 e 1330, a igreja era um dos proeminentes edifícios medievais do Algarve.