Túmulos megalíticos que representam templos funerários do neolítico final ou do calcolítico, entre 3200 e 1200 a.C.
Foi criado um Centro de Interpretação e todo o conjunto pode ser visitado livremente com exceção de algumas partes que pertencem a terrenos privados, podendo ser visitados com autorização dos respetivos proprietários.
Esta necrópole está classificada como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Alcalar, na freguesia Mexilhoeira Grande.
(Distância: 5 km SW)
Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande, do século XVI.
(Distância: 7 km S)
O Morábito de São Pedro é de origem árabe mas cristianizada. A planta é quadrada, tal como as paredes, e sobreposta por uma cúpula.
(Distância: 7 km S)
Igreja do Divino Salvador, mais conhecida como Igreja Matriz de Alvor, foi construída nos finais do século XVI sobre uma Igreja Medieval.
(Distância: 8 km S)
O Morábito de São João é uma capela de origem árabe transformada num templo católico, conforme mostra uma inscrição na fachada principal.
(Distância: 8 km NE)
No Parque da Mina podemos visitar uma casa senhorial do século XVIII bem como um autêntico museu vivo com alguns artífices tradicionais das mais diversas atividades.
(Distância: 8 km SE)
Este Templo é datado de 1660, a mando de um nobre de nome D. Diogo Gonçalves por testamento para um colégio da companhia de Jesus.
(Distância: 8 km SE)
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Matriz de Portimão, foi construída nos finais do século XV, apesar de a atual igreja só ter de origem o portal gótico com capitéis dourados.
(Distância: 8 km SW)
Igreja construída entre os séculos XV e XVI, de estilo manuelino, barroco e gótico tardio. É formada de uma só nave de forma retangular.
(Distância: 8 km SE)
Edifício do século XVIII, de estilo neoclássico, apresentando algumas reminiscências barrocas, era um dos dois edifícios mais importantes na altura em Portimão.
(Distância: 8 km S)
A Praia de Alvor, com o seu extenso areal, é das mais procuradas do Algarve pela fauna e flora existente devido à sua situação junto da Ria de Alvor.