Uma aldeia como Querença não podia deixar de ser referenciada, como simpática, pequena e quase perdida, não digo no tempo mas no meio da serra.
A vida faz-se à volta da pequena praça que vemos na foto, sendo ladeada por uma igreja muito bonita, no outro lado a Junta de Freguesia e nas partes laterais por um café/restaurante, que só tem utilidade como café e algumas casas e, em frente deste, um parque de estacionamento.
Este ponto está situado na localidade Querença, na freguesia Querença, Tôr e Benafim.
(Distância: 17 m NE)
A igreja de Nossa Senhora de Assunção era uma ermida, pertencente à freguesia de São Clemente de Loulé.
(Distância: 7 km E)
(Distância: 7 km NW)
Igreja Matriz de Salir, ou Igreja de São Sebastião, de origem medieval, conhece a autonomia da paróquia de São Clemente de Loulé no século XVI.
(Distância: 7 km SE)
A construção da igreja foi iniciada em 1587, mas interrompida pouco depois, continuada em 1598, e finalmente aberta ao público em 1603. A fachada é aberta pela porta de moldura retangular encimada por uma janela gradeada.
(Distância: 7 km SE)
Situado no largo e em frente da porta da igreja, este cruzeiro é simples, sem qualquer decoração, uma cruz que assenta num bloco paralelepipédico.
(Distância: 7 km SW)
Este templo religioso tem as suas origens no séc. XVII. Na fachada principal da ermida existe uma lápide com a dedicação.
(Distância: 7 km SW)
Este edifício pertence à segunda metade do século XIX, tendo sido mandado construir pelo capitão de milícias José Rafael Pinto para sua residência.
(Distância: 7 km SW)
De origem árabe, reconstruído no século XIII, possuía uma grande parte amuralhada, parte da qual ainda é visível. Este castelo tem três torres albarrã.
(Distância: 7 km SW)
Em outros tempos, estes poços de origem romana estavam no interior das muralhas. Mais tarde, ficaram no interior do convento do Espírito Santo.
(Distância: 7 km SW)
Situado no centro da cidade mesmo ao lado dos Paços de Concelho, é identificável pelas suas traças exteriores e pelas suas cúpulas avermelhadas.