Esta foi edificada em cumprimento da população de uma promessa que fizeram ao santo, desesperados por falta de água.
Em 1849 a supressão de uma freguesia, e sendo Almancil eleita a freguesia substituta, fez com que a igreja fosse designada como a representante.
O seu interior é um dos mais belos exemplares de interiores de igrejas em Portugal. Toda a igreja, desde a sua base até ao tecto, está revestida de azulejos figurativos que narram a biografia do mártir de S. Lourenço. A capela-mor é em talha dourada.
Este templo está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Almancil, na freguesia Almancil.
(Distância: 5 km NE)
É considerada como uma das Igrejas mais importantes e maiores do Algarve rural. Foi iniciada a sua construção no século XIV e alvo de intervenções nos séculos XVII e XVIII.
(Distância: 6 km N)
Da primeira edificação, grandemente afectada pelo terramoto de 1755, resta o portal gótico, com colunas encimadas por capitéis. Este portal, ou o que resta dele, está classificado como Monumento Nacional.
(Distância: 6 km N)
Edifício do século XVII, apresenta um portal Manuelino do tipo radiado. Em frente ao pórtico existe um cruzeiro da mesma época.
(Distância: 6 km N)
Esta torre albarrã encontra-se situada na porta de Faro, entrada sul da cidade medieval. É uma das invenções bélicas introduzidas pelos almóadas no século XII.
(Distância: 6 km N)
De estilo gótico, a Igreja é formada com três naves e três tramos cobertos com madeira e três capelas com abóbadas de cantaria.
(Distância: 6 km N)
Situado no centro da cidade mesmo ao lado dos Paços de Concelho, é identificável pelas suas traças exteriores e pelas suas cúpulas avermelhadas.
(Distância: 6 km N)
Este edifício pertence à segunda metade do século XIX, tendo sido mandado construir pelo capitão de milícias José Rafael Pinto para sua residência.
(Distância: 6 km N)
Em outros tempos, estes poços de origem romana estavam no interior das muralhas. Mais tarde, ficaram no interior do convento do Espírito Santo.
(Distância: 7 km N)
De origem árabe, reconstruído no século XIII, possuía uma grande parte amuralhada, parte da qual ainda é visível. Este castelo tem três torres albarrã.
(Distância: 7 km N)
Este templo religioso tem as suas origens no séc. XVII. Na fachada principal da ermida existe uma lápide com a dedicação.