Foi construída sobre uma estrutura fortificada anterior, com data desconhecida.
Esta estrutura militar, semelhante a outras existentes no Algarve, serve para defender o território litoral dos piratas e corsários, dos islâmicos e espanhóis.
Este ponto está situado na localidade Luz, na freguesia Luz.
(Distância: 42 m NE)
Um dos exemplares mais interessantes da arquitectura manuelina de todo o Algarve, no seu interior destaca-se a capela-mor com o altar-mor em talha dourada do século XVIII.
(Distância: 166 m NE)
Estas Ruínas Romanas, ou o que resta delas, são dos séculos III a V d.C. Do que está visível, esta estação está dividida em partes, um balneário e tanques para a salga, separada a meio por uma rua.
(Distância: 259 m NE)
Praia da Luz, também conhecida como a Vila da Luz, é uma pequena e simpática praia que na verdade dá o nome à localidade.
(Distância: 5 km E)
O Convento de Nossa Senhora do Carmo foi edificado para uma comunidade de freiras Carmelitas em meados do século XVI pelo Padre Cristovão Dias.
(Distância: 5 km NE)
Câmara Municipal de Lagos - Praça do Município, 8600-293 Lagos
(Distância: 5 km E)
Lagos tornou-se no centro dos Descobrimentos Portugueses e do comércio com Marrocos, o que motivou um reforço das muralhas para melhor defesa dos ataques vindos do mar.
(Distância: 5 km NE)
A Igreja de São Sebastião, ou de Nossa Senhora da Conceição, surgiu entre os séculos XIV e XVI sobre uma ermida prévia que sofreu bastante com o terramoto de 1755.
(Distância: 5 km E)
A Igreja de Santo António foi reedificada em 1769 pelo comandante do regimento, tornando esta igreja em capela.
(Distância: 6 km E)
O Edifício do Mercado dos Escravos está situado na Praça de D. Henrique onde, a partir de 1444, começou a realizar-se o comércio dos escravos vindos de África.
(Distância: 6 km E)
Esta é a praça principal da cidade de Lagos, a Praça Infante D. Henrique, onde estão situados o Mercado dos Escravos e a Igreja de Santa Maria, ou Igreja Matriz.