Quando o visitante se depara com este templo religioso, vem logo ao pensamento de tratar-se de mais um ao qual a população é devota. Com efeito a Ermida de São Domingos, que se encontra à entrada da povoação e isolada num pequeno outeiro, foi a Igreja Matriz de Giões, acreditando-se que é datada do século XIII, dedicada a São Domingos.
Em 1565 perdeu o estatuto de Igreja Matiz mas não o significado pelo qual continuava por séculos a ser alvo de visitas dos peregrinos doentes que se serviam deste pequeno templo religioso para devotar São Domingos
Entretanto, e já no século XX, o templo acabou por ser abandonado, chegando ao estado de ruína com o desaparecimento do telhado e consequentemente as pinturas que cobriam as paredes interiores. Somente na primeira década do século XXI, a Capela ou Ermida, agora assim denominada, sofreu obras de reconstrução.
Orientada longitudinalmente, com uma planta retangular de uma só nave, o único rasgo é o portal em arco de volta perfeita.
Este ponto está situado na localidade Giões, na freguesia Giões.
(Distância: 157 m S)
Situado no interior da povoação, este templo, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, foi fundada em 1565, substituindo como matriz a Igreja de São Domingos.
(Distância: 4 km E)
Este templo religioso situado no monte Clarines esteve ligado a uma lenda da aparição da Virgem sobre uma oliveira que teria poderes curativos.
(Distância: 8 km SW)
Sobre a Igreja de Martim Longo muito pouco ou quase nada se sabe, havendo porém alguns elementos que a indicam como uma das mais antigas no concelho.
(Distância: 9 km N)
A aldeia de Moinhos de Vento de Baixo, vista do lado sul.
(Distância: 9 km E)
Tem São Marcos como o seu orago e a referência mais antiga desta igreja remonta ao século XVI. A planta é retangular, constituída por nave e capela-mor.
(Distância: 14 km NW)
Esta igreja mostra vários estilos de construção e melhoramentos, tais como o maneirista, barroco e rococó.
(Distância: 14 km E)
Um dos raros monumentos megalíticos pertencentes à Pré-História que são dignos de serem vistos e nas melhores condições.
(Distância: 15 km NW)
Este espaço museológico, dedicado à agricultura tradicional e à história da moagem, conta com um moinho que foi recuperado e o espaço à volta do moinho que foi também arranjado.
(Distância: 18 km NE)
Do miradouro onde se situa esta capela pode-se observar uma paisagem espetacular sobre toda a área em redor, o Rio Guadiana e a aldeia de Pomarão.
(Distância: 18 km N)
O Convento de São Francisco foi edificado no século XVII, por iniciativa do Cónego Diogo Nunes de Figueira Negreiros. Situa-se a sudoeste da vila numa elevação rochosa, com uma excelente vista para o Rio Guadiana.