Sob um auspicioso nome que lhe atribuem de Igreja de Clarines, acaba por se assemelhar a uma capela ou talvez mesmo a uma ermida, segundo reza a história.
De facto, e começando por esta última denominação, este templo religioso situado no monte Clarines esteve ligado a uma lenda da aparição da Virgem sobre uma oliveira. Por esta razão a dita árvore teria poderes curativos, segundo testemunhos descritos de que quem visitava o lugar e colocasse a cabeça numa cavidade lá existente curava das enxaquecas. E assim o local tornou-se num pequeno centro de peregrinações.
Igreja porque representa um antigo templo visigótico, de origem tardio-medieval, com apresentação de elementos góticos nomeadamente as pilastras com motivos geométricos que estão incorporados na parede exterior junto à porta do lado direito. Atualmente é impossível tal observação, uma vez que semelhantes motivos possivelmente foram apagados com o arranjo da igreja.
O lugar de Clarines pertence à freguesia de Giões, logo esta freguesia tem uma igreja, e por isso o templo religioso situado no monte de Clarines poderá chamar-se de Capela de Nossa Senhora da Oliveira.
Este ponto está situado na localidade Clarines, na freguesia Giões.
(Distância: 4 km W)
A Ermida de São Domingos, que se encontra à entrada da povoação e isolada num pequeno outeiro, foi a Igreja Matriz de Giões.
(Distância: 4 km W)
Situado no interior da povoação, este templo, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, foi fundada em 1565, substituindo como matriz a Igreja de São Domingos.
(Distância: 7 km SE)
Tem São Marcos como o seu orago e a referência mais antiga desta igreja remonta ao século XVI. A planta é retangular, constituída por nave e capela-mor.
(Distância: 8 km NW)
A aldeia de Moinhos de Vento de Baixo, vista do lado sul.
(Distância: 11 km E)
Um dos raros monumentos megalíticos pertencentes à Pré-História que são dignos de serem vistos e nas melhores condições.
(Distância: 11 km SW)
Sobre a Igreja de Martim Longo muito pouco ou quase nada se sabe, havendo porém alguns elementos que a indicam como uma das mais antigas no concelho.
(Distância: 14 km NE)
Do miradouro onde se situa esta capela pode-se observar uma paisagem espetacular sobre toda a área em redor, o Rio Guadiana e a aldeia de Pomarão.
(Distância: 16 km E)
O visitante que chega a Alcoutim pelo lado sul vai encontrar um verdadeiro mural de azulejos. Uma maneira diferente e talvez única para exemplificar a vida quotidiana.
(Distância: 16 km E)
Dedicada à Padroeira de Portugal, a Ermida de Nossa da Conceição está situada à entrada sul desta vila, no ponto mais alto, o que lhe permite uma posição dominante sobre a vila.
(Distância: 16 km E)
Não existindo dados concretos quantos à sua edificação é no entanto, pertencente aos finais do século XVII e inícios do XVIII.