Numa semelhança com muitas outras localidades alentejanas, Pardais é muito limitada no seu historial, sendo que o seu território se remete até aos tempos dos romanos. É desde daí que se forma a história de Pardais.
A época medieval não trouxe nada de novo para Pardais, e a única razão para a sua existência ocorre no século XIX, mais concretamente em 1872, quando a freguesia de Pardais se separa de Bencatel.
Este ponto está situado na localidade Pardais, na freguesia Pardais.
(Distância: 284 m S)
(Distância: 287 m S)
A igreja atual veio substituir uma ermida que tinha sido mudada para o local atual no século XVI. A nova igreja foi construída no início do século XX. Destaca-se a fachada simétrica, ladeada por duas torres sineiras e com a porta encimada por um janelão, o relógio e a cruz latina.
(Distância: 345 m SW)
(Distância: 376 m S)
(Distância: 459 m SW)
(Distância: 470 m SW)
(Distância: 522 m W)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 2 km S)
Crê-se que esta capela seja do século XV, sendo reedificada em 1722 e depois reconstruída após o terramoto de 1755. De planta longitudinal é constituída por uma nave e capela-mor. Destaque para a fachada em empena triangular aberta pela porta e um óculo, sobreposta da sineira.
(Distância: 2 km S)
A história de Alandroal mistura-se com a do Concelho, surgindo as suas primeiras referências após a Nacionalidade. Fundada no século XIII por D. Lourenço, Mestre de Avis, foi elevada a vila por carta de foral de D. João II em 1486.