Tratando-se de uma localidade alentejana, é possível que a história de Ciladas não seja tão antiga quanto pode demonstrar a fama dessa antiguidade, tendo uma caraterística comum à região, em que as herdades se conjugam com a história.
Ciladas é igualmente conhecida por Ciladas de São Romão, devido à união destas duas freguesias, Ciladas e São Romão, que, em tempos anteriores a 1966, estavam separadas.
A contribuição das herdades é muito importante no desenrolar da história e principalmente a base das antiguidades, em que se descobriu que uma dessas herdades contempla vestígios arqueológicos romanos relativos a uma Villa.
Com a confirmação da presença romana no território, é na Idade Média que a incidência se faz sentir, com destaque para o século XVI em que Ciladas teve o início do progresso populacional.
Em 2011 esta freguesia contava 1071 habitantes, tendo reduzido para 816 habitantes em 2021.
Sendo as principais atividades económicas a agricultura e pecuária, há ainda a construção e serralharia civil e alguns artesãos que restam mantêm as tradições da freguesia no fabrico de cestaria, tapeçaria e costura.
Este ponto está situado na localidade Ciladas, na freguesia Ciladas.
(Distância: 130 m SE)
(Distância: 143 m S)
(Distância: 148 m SE)
(Distância: 156 m S)
(Distância: 165 m S)
(Distância: 179 m NE)
(Distância: 184 m S)
(Distância: 188 m E)
Um campo de futebol vedado e com iluminação artificial para treinos e jogos pelas populações locais.
(Distância: 198 m S)
(Distância: 219 m S)