Filho de Matador é o significado com origem romana da palavra de Ben-Catel. É por este óbvio pensamento que a localidade remonta para o período romano, podendo até mesmo a antiguidade ir para um tempo mais recuado.
A falta de vestígios ou provas documentais torna provável a possibilidade de Bencatel ter recuado mais no tempo, uma vez que a situação geográfica é propícia à época pré-histórica.
Quanto à Idade Média não há grandes movimentações que se possam dizer de relevo, somente tendo como base o século XVII, em que se deu a construção da Igreja Matriz de Santa Ana.
Foi igualmente entre os séculos XVII e XVIII que Bencatel teve a origem da sua fundação como localidade, sendo que esta se deve ao fundador Pedro Mascarenhas da Gama, que ali passou a residir.
Este ponto está situado na localidade Bencatel, na freguesia Bencatel.
(Distância: 115 m W)
(Distância: 147 m E)
Um espaço ajardinado com muitas árvores e sombras e bancos, excelente para uns momentos de descanso ou de jogos e passeio.
(Distância: 162 m NW)
Uma localidade pequena e central do Alentejo, Bencatel faz juz à tradição realizando espetáculos de touradas na sua praça, uma de muitas existentes em Portugal, uma praça de dimensões reduzidas mas que permite um público de duas mil pessoas.
(Distância: 172 m E)
(Distância: 428 m NE)
Situada à face da estrada que atravessa a localidade, a fonte encontra-se num pequeno jardim, sendo uma fonte de mergulho com espaldar totalmente feito em mármore e antecedida por uma escadaria também em mármore. A fonte é constituída por um frontão triangular, ladeado por aletas, com quatro bicas.
(Distância: 428 m NE)
A recente história da Igreja de Santa Ana resume-se a uma Herdade de Santa Ana, da qual provém o nome, sendo que esta albergava nos seus limites territoriais uma ermida, a primitiva Igreja Paroquial de Bencatel. Esta foi substituída pela atual em 1765, finalizada cinco anos mais tarde.
(Distância: 501 m E)
(Distância: 516 m E)
(Distância: 535 m E)
(Distância: 551 m E)