Situada à face da estrada que atravessa a localidade, a fonte encontra-se num pequeno jardim, sendo do tipo de mergulho.
Uma escadaria em mármore por entre árvores do pequeno jardim dá acesso à fonte que se encontra num nível abaixo da terra. O espaldar é totalmente feito em mármore.
A fonte é constituída por um frontão triangular, ladeado por aletas, com quatro bicas das quais três têm saídas de água para um pequeno tanque retangular, todo em mármore. As paredes da escadaria têm as cores mais utilizadas na zona, o branco e o azul.
Este ponto está situado na localidade Bencatel, na freguesia Bencatel.
(Distância: 70 m SE)
A recente história da Igreja de Santa Ana resume-se a uma Herdade de Santa Ana, da qual provém o nome, sendo que esta albergava nos seus limites territoriais uma ermida, a primitiva Igreja Paroquial de Bencatel. Esta foi substituída pela atual em 1765, finalizada cinco anos mais tarde.
(Distância: 245 m SE)
(Distância: 249 m SE)
(Distância: 280 m SW)
(Distância: 285 m SE)
(Distância: 299 m SE)
(Distância: 371 m SW)
Um espaço ajardinado com muitas árvores e sombras e bancos, excelente para uns momentos de descanso ou de jogos e passeio.
(Distância: 428 m SW)
Filho de Matador é o significado com origem romana da palavra de Ben-Catel, fazendo a localidade remontar para o período romano, podendo ser até mesmo de um tempo mais recuado. Foi entre os séculos XVII e XVIII que Bencatel teve a sua origem como localidade, o que se deve ao fundador Pedro Mascarenhas da Gama.
(Distância: 450 m W)
Uma localidade pequena e central do Alentejo, Bencatel faz juz à tradição realizando espetáculos de touradas na sua praça, uma de muitas existentes em Portugal, uma praça de dimensões reduzidas mas que permite um público de duas mil pessoas.
(Distância: 505 m SW)