×
Pontos de Interesse no Concelho de Viana do Alentejo
Junta de Freguesia de Aguiar (Aguiar)
Aguiar foi vila e sede de concelho desde 1287, após receber carta de foral em 1269, confirmada por D. Dinis e reformada por D. Manuel I em 1516. No século XIX perdeu a categoria de sede de concelho, passando a pertencer a Viana do Alentejo.
Junta de Freguesia de Alcáçovas (Alcáçovas)
Alcáçovas estava situada no itinerário romano entre Évora e Alcácer do Sal, o que lhe atribuiu importância. Foi repovoada em 1259 pelo Bispo de Évora, e foi vila e sede de concelho entre 1271 e 1836.
Junta de Freguesia de Viana do Alentejo (Viana do Alentejo)
A permanência do ser humano nesta zona faz-se notar através de artefactos da Idade do Ferro. No século XIV Viana consegue o estatuto de Vila, ao receber o primeiro foral pelas mãos do rei D. Dinis, formando-se um ponto de referência naquela região, inclusivamente com o inicio de construção do castelo.
Mosteiro do Bom Jesus (Viana do Alentejo)
A edificação do Mosteiro do Bom Jesus remonta aos séculos XVI/XVIII, com início em 1548. O mosteiro é fundado em 1553 e em 1560 dá-se a conclusão das obras, para nos finais deste mesmo século se realizar a inauguração do convento. O convento é extinto, juntamente com as Ordens Religiosas, a meio do século XIX.
Mostra da Doçaria (Alcáçovas)
Um certame que se realiza em Alcáçovas no início de dezembro com o objetivo de dar a conhecer a doçaria tradicional de Alcáçovas, valorizando o património e os doceiros locais e de outros pontos do país. Exemplos são o Bolo Real, o Conde de Alcáçovas, os Amores de Viana e as Sardinhas Albardadas, tudo motivos que justificam uma visita.