Monsaraz é um topónimo que ainda hoje deixa dúvidas quanto à sua verdadeira origem, com uma das opiniões a colocar a possibilidade de decomposição do termo Mon Saraz, sendo que esta segunda palavra deriva de Xarez ou Xerez, que correspondia durante ao domínio muçulmano à forma arábica de Saris ou Sharish.
A forma castelhana para o vocabulário português Xara é Jara. Assim Xarez ou Xerez correspondem ao castelhano arcaico como Jaraez ou Jaráz. Neste contexto, Monsaraz pode significar Monte Xerez ou Monte Xaraz, com a sua significância de um monte erguido no coração de uma terra, nas margens do Guadiana, densamente povoadas por um impenetrável brenhal de esteves ou xaras.
A localização geográfica do povoado é igualmente rodeada de uma arqueologia megalítica de todos os tipos, o que permite dizer que a região albergou a presença humana desde o tempo pré-histórico e confirmar que esta parte de Portugal já é habitada há mais de cinco mil anos.
Assim se fez a povoação em redor de uma ermida denominada de Santo António, começando a verdadeira localidade de Monsaraz a ganhar forma com o aumento demográfico e com isto os respetivos privilégios reais.
Este ponto está situado na localidade Reguengos de Monsaraz, na freguesia Reguengos de Monsaraz.
(Distância: 160 m SE)
(Distância: 163 m E)
O Concelho de Reguengos de Monsaraz existe desde 1838, substituindo a anterior sede na vila de Monsaraz. É formado por quatro freguesias, sendo uma delas uma União de duas anteriores freguesias, com 9871 habitantes (2021), e situa-se no Alentejo Central
(Distância: 178 m SE)
(Distância: 195 m S)
(Distância: 196 m E)
O verdadeiro Rossio para uma localidade como Reguengos de Monsaraz, uma praça que tem de tudo um pouco e em que nos extremos de cada lado tem edificações como a Câmara Municipal e a Igreja Matriz de Santo António, restauração nas laterais, esplanadas e um quiosque.
(Distância: 207 m E)
Situada em frente da Câmara Municipal, a Igreja de Santo António teve a colocação da primeira pedra em 1887, tendo a obra entrado em fase de conclusão no primeiro ano do século XX. A consagração desta somente se deu em 1912. Em 1964 dá-se a remodelação da igreja.
(Distância: 226 m NW)
(Distância: 261 m S)
(Distância: 262 m S)
(Distância: 283 m E)
A Biblioteca Municipal foi criada num espaço aproveitado pela Câmara Municipal, o Palácio Rojão, cuja construção corresponde à primeira metade do século XIX, servindo como residência para a Família Papança, construção inspirada num estilo romântico, denotando na sua fachada traços de uma linha mourisca.