Uma ermida ou capela situada a 1700 metros da localidade, de planta longitudinal, destaca-se a porta principal em moldura retangular encimada por um nicho com imagem do padroeiro e ladeada pela sineira.
Este Convento está situado junto das muralhas do castelo. Foi iniciada a construção na época em que Montemor-o-Novo recebeu Foral Novo de D. Manuel I, no século XVI.
Esta Ecopista representa o aproveitamento do espaço onde antes estava a linha férrea entre Torre da Gadanha e Montemor-o-Novo, numa extensão de 12,87 km.
Uma ermida do século XVI, foi completada no século XVIII, um local de peregrinação e de grande devoção. Na Casa dos Milagres podemos ver uma imensa quantidade de ex-votos.
A Fonte das Fontaínhas é uma fonte muito antiga, talvez das mais antigas da cidade e dos arredores, mas continua a ser muito procurada porque, segundo os locais, é a melhor de Montemor.
Esta fonte foi construída em 1825 na estrada que antigamente seguia de Montemor-o-Novo a Vendas Novas, um desvio que passou de estrada principal a secundária.
Com origem na ermida do Calvário, esta foi ampliada nos séculos XVI e XVII, tendo as obras incidido principalmente na sacristia em 1633 e na nave em 1668.
Esta é a sede da União de Freguesias que foi criada em 2013 pela reorganização das freguesias, com a junção das três freguesias Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras. As três freguesias em 2011 totalizavam 11568 habitantes.