Rio de Moinhos deve o seu topónimo à Serra de Ossa, pela qual está envolvida, devido à sua abundante existência de moinhos de água, restando atualmente só o nome, após o desaparecimento dos moinhos.
Sem qualquer referência do início da presença humana no território, sabe-se no entanto que a Igreja Matriz teve a sua fundação numa Capela no século XIII, pela qual se desenvolveu a localidade.
A única relevância de conhecimento histórico ao qual o território de Rio de Moinhos está ligado, é a batalha de Montes Claros que se deu no ano de 1665, em que os portugueses levaram a melhor sobre os espanhóis.
Este ponto está situado na localidade Rio de Moinhos, na freguesia Rio de Moinhos.
(Distância: 15 m S)
(Distância: 59 m SE)
(Distância: 66 m SE)
(Distância: 193 m W)
É no último terço do século XIII que se dá a construção da Capela por D. Gonçalo, durante o reinado de D. Afonso III. Sendo D. Gonçalo o mandatário da edificação da capela, teve por isso o privilégio de ser ali sepultado, decorria o ano de 1290.
(Distância: 233 m E)
Campo em terra batida, com balneários e bancada coberta para jogos de futebol, é utilizado pelo Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos.
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 2 km E)
Foi aqui fundada uma pequena ermida em 1407, sendo o atual Convento de Nossa Senhora da Luz construído entre 1574 e 1596 pelos frades da Ordem de São Paulo, que então tinham a sede no Convento de São Paulo da Serra de Ossa, em Redondo.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 3 km E)