Com a atribuição cronológica dos séculos XVII e XVIII para a Igreja de São Tiago, é no último terço do século XIII que se dá a construção da Capela por D. Gonçalo, durante o reinado de D. Afonso III.
Sendo D. Gonçalo o mandatário da edificação da capela, teve por isso o privilégio de ser ali sepultado, decorria o ano de 1290. Mais tarde, já no século XIV, deu-se grandes reformas e, no século XVIII, a execução das pinturas nos murais.
Aquelas pinturas realizaram-se a mando do prior Manuel Ramos, que igualmente paroquiou a freguesia entre 1703/1718.
Em 1728, o prior da altura Manuel Rodrigues Ramalho encontrou a lápide da fundação na parede, no lado do Evangelho, à entrada. 1867 é a data da legenda dos sinos da torre.
Com uma planta vernácula em cruz latina, é composta por nave única e capela-mor quadrada. Adossadas aos dois corpos no lado norte, a torre sineira e dependências de apoio.
A fachada é empena triangular com um simples portal em verga reta e, no mesmo plano, a torre sineira quadrada com a cobertura piramidal.
Antecede uma nártex comprida, igualmente em empena triangular e com cinco arcos de volta perfeita, dois de cada lado e um frontal. É precedida por três degraus com azulejos.
Foi no ano de 1997 que a Igreja de São Tiago foi classificado como Imóvel de Interesse Público
Este ponto está situado na localidade Rio de Moinhos, na freguesia Rio de Moinhos.
(Distância: 193 m E)
Rio de Moinhos deve o seu topónimo à Serra de Ossa, pela qual está envolvida, devido à sua abundante existência de moinhos de água, entretanto desaparecidos. A Igreja Matriz teve a sua fundação numa Capela no século XIII, pela qual se desenvolveu a localidade.
(Distância: 203 m SE)
(Distância: 247 m SE)
(Distância: 250 m SE)
(Distância: 397 m E)
Campo em terra batida, com balneários e bancada coberta para jogos de futebol, é utilizado pelo Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos.
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 2 km E)
Foi aqui fundada uma pequena ermida em 1407, sendo o atual Convento de Nossa Senhora da Luz construído entre 1574 e 1596 pelos frades da Ordem de São Paulo, que então tinham a sede no Convento de São Paulo da Serra de Ossa, em Redondo.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 3 km E)