O nome de Nossa Senhora da Luz foi atribuído em 1578 por o convento estar situado no vale de Montes Claros. Teve grandes melhoramentos a nível da decoração no reinado de D. João V, como por exemplo os painéis de azulejos da capela-mor.
Aqui esteve sepultada a duquesa D. Leonor assassinada pelo marido Duque D. Jaime em 1512, até ser transladada para o Convento da Esperança de Vila Viçosa em 1590.
Em 1834, com a extinção das ordens religiosas, o convento passou para privados.
Este ponto está situado na localidade Rio de Moinhos, na freguesia Rio de Moinhos.
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 2 km W)
Campo em terra batida, com balneários e bancada coberta para jogos de futebol, é utilizado pelo Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
Rio de Moinhos deve o seu topónimo à Serra de Ossa, pela qual está envolvida, devido à sua abundante existência de moinhos de água, entretanto desaparecidos. A Igreja Matriz teve a sua fundação numa Capela no século XIII, pela qual se desenvolveu a localidade.
(Distância: 2 km W)
É no último terço do século XIII que se dá a construção da Capela por D. Gonçalo, durante o reinado de D. Afonso III. Sendo D. Gonçalo o mandatário da edificação da capela, teve por isso o privilégio de ser ali sepultado, decorria o ano de 1290.
(Distância: 3 km SW)