Simbolismo e nostalgia espelhadas no forno comunitário existente na localidade, numa conjugação com o orgulho dos habitantes e da própria instituição máxima, em manter o forno recuperado.
É útil numa região como o Alentejo em que é possível a utilização do forno comunitário para o caso do fabrico do pão pelos habitantes que não possuem um forno próprio para esse efeito.
O simbolismo que representa não só para a vida da localidade, como na generalidade para as localidades alentejanas, e até um pouco por todo o país, no seu melhor de Orada, produtora dos cereais.
O orgulho de um povo na manutenção do forno, na representação por vezes de vida difícil por que passaram os locais, e nostalgia no seu verdadeiro termo da palavra.
Este ponto está situado na localidade Orada, na freguesia Orada.
(Distância: 380 m N)
(Distância: 401 m N)
A Igreja Matriz de Orada liga-se a uma prece do Santo Condestável D. Nuno Alvares Pereira, que ali terá orado antes da vitoriosa Batalha dos Atoleiros, no ano de 1384. Há a possibilidade da edificação se ter realizado no século XIV ou XV.
(Distância: 416 m N)
A localidade surgiu quase ao mesmo tempo da Igreja de Nossa Senhora da Orada, remetendo-a para o século XV com a lenda de que por ali passou o Santo Condestável D. Nuno Alvares Pereira, para orar antes da vitoriosa Batalha de Atoleiros, em 1384.
(Distância: 427 m N)
Nas instalações da Junta de Freguesia da Orada, mostra livros e objetos de arte da coleção de Azinhal Abelho e ainda a coleção de Marionetas do Mestre Sandes.
(Distância: 429 m N)
Um monumento inaugurado em setembro de 2009, para homenagear as ceifeiras que trabalhavam nos campos de sol a sol para garantir o sustento às famílias.
(Distância: 798 m NE)
Campo em terra batida e com iluminação para jogos de futebol, é utilizado pela população de Borba e especialmente pela Associação Jovem de Orada.
(Distância: 916 m E)
(Distância: 6 km SW)
(Distância: 6 km SW)
(Distância: 6 km SW)