Esta Igreja da Senhora das Dores faz parte de um conjunto de edifício de recolhimento, sendo por isso despojado de qualquer elemento grandioso. A simplicidade impera na casa de recolhimento e, como tal, a igreja segue o mesmo traço, espelhado na fachada do templo.
Segundo a cronologia da casa de recolhimento, a igreja é datada do século XVIII, por conseguinte de arquitetura barroca.
Desenvolvida na longitudinal, a igreja tem planta retangular e capela-mor mais estreita.
A simplicidade da fachada é rasgada pelo portal em verga reta encimado por um frontão triangular. Sobrepõe-se duas janelas de verga reta, sendo uma delas retangular e a segunda quadrada.
Na cobertura e nas laterais, duas sineiras em arco de volta perfeita sem sinos.
Este ponto está situado na localidade Borba, na freguesia Borba (São Bartolomeu).
(Distância: 11 m NW)
A freguesia de São Bartolomeu surgiu a meio do século XIV, entre os reinados de D. Afonso IV e D. Pedro I. Foi a clara evidência de um aumento populacional e, por conseguinte, a urbe primitiva ter-se expandido extra-muros do castelo, chegando até onde atualmente definimos como Praça da República.
(Distância: 53 m SW)
(Distância: 57 m W)
A Igreja de São Bartolomeu tem indicações de pertencer aos séculos XVII, XVIII e XIX, contudo recua no tempo a 1560, quando ainda era uma capela, sujeita a Matriz. No ano de 1610 inicia-se a construção do atual templo, continuando nos anos seguintes.
(Distância: 102 m NE)
O Palacete dos Melos, sob a égide de arquitetura residencial, tem a sua época de construção na primeira metade do século XVIII. De residência, seguiu-se para uma Escola Preparatória entre 1971 até ao período após o 25 de Abril de 1974.
(Distância: 110 m NE)
Antigo Palacete dos Melos, foi recuperado em 2007, sendo ai então instalada a Biblioteca com alguns milhares de livros, jornais e revistas, e ainda gravações vídeo e acesso à Internet.
(Distância: 111 m W)
(Distância: 151 m S)
Um busto inaugurado em 8 de março de 2003, um homenagem do povo de Borba ao médico Armando Pessoa Verão (1918-1998), pessoa de grande boa vontade.
(Distância: 158 m N)
Situada no Largo Terreiro das Servas, esta fonte tem como primeira informação que a sua edificação é do ano de 1677. Nos anos sessenta do século XX a fonte foi desmantelada, tendo sido recuperada e reinstalada nos quatro primeiros anos do século XXI.
(Distância: 184 m NE)
(Distância: 186 m N)
A Capela do Senhor Jesus dos Aflitos teve a sua edificação no ano de 1676, tendo inicialmente servido para sede da Irmandade da Venerável Ordem Terceira. A fachada original, construida em erro, foi derrubada e reconstruída no padrão de xadrez atual.