A Igreja de Santa Maria Maior, ou melhor, São Tiago, padroeiro da Cidade do Funchal, que deu o nome a este templo religioso após a Câmara Municipal ter assumido o cumprimento de voto, depois de um surto de peste que atingiu a cidade. Tudo aconteceu no ano de 1523.
A Igreja de Nossa Senhora do Calhau, que era matriz da freguesia, onde estava a imagem de S. Tiago Menor, foi totalmente destruída por um aluvião em 1803 que provocou também a morte a 200 pessoas por afogamento. Após este acontecimento a imagem de S. Tiago foi transferida para a igreja de S. Tiago Menor, ou de Nossa Senhora do Socorro, que passou então a ser a igreja Matriz.
De estilo barroco, no seu interior destaca-se os altares de talha rococó e pinturas no teto. Também de referir o sacrário de prata e ébano, na sacristia, e o armário com alçado pintado, datado de 1567.
Este ponto está situado na localidade Funchal, na freguesia Funchal (Santa Maria Maior).
(Distância: 86 m W)
A Fortaleza surgiu para defesa da Cidade, tendo sido iniciada ainda na Dinastia Filipina de acordo com uma inscrição no Portão de Armas, e terminada em de 1614.
(Distância: 223 m W)
Esta capela foi edificada pela fé dos pescadores locais, sendo dos finais do séc. XV, restando atualmente o portal gótico de arquivolta relevado.
(Distância: 299 m W)
A Rua de Santa Maria tornou-se na mais histórica do Funchal, o ex-libris da cidade, mais concretamente da parte velha do Funchal.
(Distância: 536 m W)
A devoção dos crentes foi possivelmente o que fez com que esta capela mudasse de nome para o atual Nossa Senhora de Oliveira. A edificação data de 1683.
(Distância: 593 m NW)
O nome de uma pessoa que marcou um pouco a história de Portugal e mais ainda no Brasil, o "Conde da Barca" é oriundo de Ponte da Barca, no Continente.
(Distância: 631 m W)
Arquitectura modernista do estado novo, com o propósito de abastecer a cidade, tornou-se num ex-libris da cidade do Funchal.
(Distância: 676 m W)
Foto tirada na Avenida do Mar à Praça da Autonomia, tendo como pano de fundo a encosta da Ilha.
(Distância: 727 m W)
Situada na Praça da Autonomia, entre as ribeiras de Santa Luzia e João Gomes, pode-se ver fragmentos da muralha da Fortaleza de São Felipe edificada em 1581.
(Distância: 761 m W)
Situada na rua principal da zona histórica da baixa da cidade, é mais um pequeno monumento que no seu tempo teve o seu papel principal.
(Distância: 846 m W)
Este Portão dos Varadouros foi a parte integrante das muralhas que circundavam a cidade. Era uma das cinco portas existentes na cidade, que dava acesso ao varadouro de embarcações na antiga Praia do Calhau.