Para sul e para leste deste jardim podemos ver algumas das antigas muralhas que circundavam a cidade.
No recinto do jardim temos um espaço ideal para repouso, para passeios e para diversão, um parque infantil, espaços de restauração, além das muralhas que nos transportam até mais de 2000 anos atrás.
O mais importante neste espaço é uma fantástica vista sobre o rio Tejo, a Lezíria Ribatejana, os campos de cultivo e as povoações na margem esquerda do rio, com Almeirim em primeiro plano e Alpiarça logo a seguir. Para sul ou para norte podemos apreciar o rio e toda a região que o envolve, com a Ribeira de Santarém na base do monte.
Dali se avista também a antiga Ponte D. Luís e ao fundo, a sul, a nova Ponte Salgueiro Maia, que ligam as margens direita e esquerda do rio Tejo e a cidade de Santarém a Almeirim e a toda a margem sul do rio e à região leste e sul de Portugal.
Junto da entrada para o jardim, no lado sul, estão as ruínas romanas da cidade antiga. No mesmo largo da entrada, no lado norte, vemos a antiga Igreja de Santa Maria da Alcáçova.
Um local na parte velha da cidade de Santarém a que se recomenda a visita e onde passamos umas horas de descanso ou divertimento muito agradáveis.
Este ponto está situado na localidade Santarém, na freguesia Cidade de Santarém.
(Distância: 30 m W)
Situa-se num planalto, na zona urbana dentro do perímetro da Muralha Medieval da cidade de Santarém, ao lado do Jardim das Portas do Sol, na antiga zona de Alcáçova.
(Distância: 50 m N)
Com função de Igreja / Colegiada, foi construída na segunda metade do século XII após a conquista de Santarém aos Mouros, tornando ao longo dos séculos a primeira freguesia cristã.
(Distância: 111 m S)
Estes são os panos existentes da cidade de Santarém, que resistiram à passagem dos séculos, à modernidade e consequentemente às decisões feitas pelo ser humano.
(Distância: 244 m E)
A Ponte D. Luís I atravessa o rio Tejo ligando Santarém a Almeirim e conseguindo-se assim, com a sua construção, a primeira ligação rodoviária entre o norte e o sul do país.
(Distância: 267 m NW)
Esta é a rua que nos dá acesso a um dos mais maravilhosos pontos da cidade de Santarém, uma zona de jardim denominada de Jardim das Portas de Sol.
(Distância: 311 m NW)
Com o nome original de "Teatro de Santarém", mudou para o atual após a espantosa representação da atriz Rosa Damasceno, em 1894, da peça "O Amigo Fritz" pela Companhia de Teatro Normal de Lisboa.
(Distância: 330 m N)
A Igreja de Santa Cruz da Ribeira é considerada o único elemento melhor conservado da cidade de Santarém, da arquitetura Gótica.
(Distância: 340 m NE)
Situada na Ribeira de Santarém, esta igreja está ligada a uma lenda de uma monja nabantina chamada Iria que foi vítima da sua beleza, devido à qual teve dois pretendentes.
(Distância: 359 m NW)
Torre do Relógio ou o Cabaceiro são os nomes atribuídos à única torre primitiva que pertenceu ao conjunto defensivo de Alpram, mantendo-se até agora.
(Distância: 361 m NW)
Situada no centro histórico de Santarém, muito perto da Igreja da Misericórdia, a Igreja de São João de Alporão tem atribuída a sua edificação nas duas últimas décadas do séc. XII.