A Rainha Santa Isabel decidiu fazer construir neste local, que nesse tempo estava bastante afastado da vila, uma gafaria ou leprosaria com uma capela dedicada a S. Vicente, cuja origem ocorreu em 1309. Daí o seu nome original de "Capela de S. Vicente da Gafaria". Tinha anexo o Hospital dos Gafos.
Durante o século XVI foi integrada na Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, de onde resultaram diversas modificações ainda hoje existentes. No seu interior pode-se ver o teto em abóbada de nervuras ogivais e ao centro a Cruz de Cristo.
Foi sede de freguesia de S. João de Mocharro, desde 1636 até 1711. O terramoto de 1755 provocou danos na igreja, sendo deste tempo a torre sineira e o retábulo da capela-mor, que representa S. João Batista. Serviu também como capela mortuária dada a sua proximidade do cemitério.
Sofrendo grande degradação, foi finalmente recuperada como Museu Paroquial de Óbidos. Pode-se ver no seu interior uma exposição de diversos artigos, entre eles uma carruagem do tempo da realeza.
Este ponto está situado na localidade Óbidos, na freguesia Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa.
(Distância: 77 m N)
Entrada principal da vila, a sul da mesma, foi mandada construir pelo rei D. João IV pela proteção que recebeu de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Vila, na Restauração da Independência em 1640.
(Distância: 99 m SE)
Conhecido como aqueduto da Usseira, uma vez que é ali o seu início, veio revolucionar o sistema de abastecimento de água à vila de Óbidos.
(Distância: 110 m N)
Este cruzeiro situa-se à entrada sul da vila. Possivelmente é de construção recente não representando qualquer facto histórico.
(Distância: 163 m S)
Este cruzeiro está edificado, segundo a tradição, no local onde D. Afonso Henriques montou o acampamento antes de conquistar a vila de Óbidos.
(Distância: 221 m N)
Câmara Municipal de Óbidos - Largo de São Pedro, Edifício dos Paços do Concelho, 2510-086 Óbidos
(Distância: 239 m N)
Construída no final do século XIII, início do séc. XIV, foi destruída pelo terramoto de 1755 tendo restado da construção original apenas o altar em madeira e a torre sineira com a respetiva escada de acesso.
(Distância: 239 m N)
A Capela de S. Martinho é um templo funerário familiar que foi edificado por Pero Fernandes, não se sabendo ao certo a data de construção.
(Distância: 303 m N)
Na sequência do projeto "Óbidos Vila Literária", uma loja de frutas foi adaptada a livraria, com produtos hortícolas e frutícolas biológicos, bem como livros.
(Distância: 315 m NE)
Situa-se em Arrabalde, a poucos metros da Ermida de Nossa Senhora de Monserrate, extra-muros das Muralhas de Óbidos, na encruzilhada dos caminhos para as Portas das Muralhas.
(Distância: 328 m N)
O Museu Municipal de Óbidos mostra a produção artística e religiosa da vila, com destaque para as obras de Josefa de Óbidos e de André Reinoso.