Também conhecido como Forte do Morro da Nazaré, está situado no promontório do sítio da Nazaré.
Esta fortificação foi mandada edificar entre os anos de 1557 e 1578, no reinado D. Sebastião, para defesa do povoado piscatório da Pederneira. Este porto era uma referência da época, fazendo o escoamento da madeira do pinhal de Leiria, em que os seus estaleiros possuíam uma grande importância económica.
Contudo, as obras só tiveram a sua importância no reinado Filipino quando este, em 1600, mandou reconstruir a primitiva fortaleza de acordo com a planta do arquiteto florentino Giovanni Casale.
Na época da Restauração da Independência Portuguesa, a Coroa determinou a sua ampliação e modernização, quando adquiriu a atual configuração.
De planta longitudinal irregular, está adaptado ao promontório sobre o qual assenta.
Este monumento militar apresenta um baluarte em cada ângulo, grossas muralhas com contrafortes, ameias e frestas, dispondo de uma original Praça de Armas, Na porta principal existe uma imagem de baixo relevo de S. Miguel o Arcanjo.
Este ponto está situado na localidade Nazaré, na freguesia Nazaré.
(Distância: 643 m E)
Localizado no Sítio de Nazaré, situado nas traseiras do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, este edifício é datado do princípio do século XX.
(Distância: 644 m E)
Um dos edifícios localizados no Sítio, está situado atrás do Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, pertencente a esta Confraria.
(Distância: 703 m E)
Foi mandado edificar em 1718 pelo administrador da Real Casa de Nossa Senhora da Nazaré para alojar a Família Real pelas visitas do Rei D. João VI.
(Distância: 710 m E)
O Santuário da Nossa Senhora de Nazaré está ligado à "Lenda da Nazaré", sendo este o primeiro Santuário a surgir em Portugal.
(Distância: 731 m E)
Crê-se que esta capelinha esteja ligada à lenda da imagem de Nossa Senhora que foi esculpida por São José e pintada por São Lucas.
(Distância: 734 m E)
Está situado no Sítio de Nazaré, tornando este largo privilegiado, testemunha de um passado histórico religioso e patrimonial.
(Distância: 735 m E)
Está localizado no Sítio da Nazaré, mais concretamente no centro do Largo de Nossa Senhora da Nazaré. É de planta octogonal e coberto por um coruchéu.
(Distância: 1 km SE)
Câmara Municipal de Nazaré - Av. Vieira Guimarães, Nazaré
(Distância: 2 km SE)
Do pelourinho apenas resta a plataforma que serviu de base de sustentação, composta por quatro degraus octogonais.
(Distância: 2 km SE)
Aqui funcionaram os Paços do Concelho de Pederneira até 1855, ano em que a Vila de Nazaré foi anexada ao Concelho de Alcobaça.