D. Sancho I reconquistou-o e de novo fez obras de reconstrução doando, juntamente com as terras de Alcobaça, aos monges da Ordem de Cister para que a povoassem e defendessem.
No século XIV o abade de Alcobaça, D. Frei João de Ornellas, reforçou o castelo e reedificou a Torre de Menagem bem como as muralhas no lado virado para o mosteiro.
No século XIX o castelo foi considerado sem função estratégica ou defensiva, sendo então arrasado.
No século XX, já abandonado e muito degradado aproveitou-se a cisterna para fornecimento de água à população. Mais tarde reconstruiu-se a muralha virada para o Mosteiro, melhorou-se o espaço e os acessos.
Do castelo obtém-se uma vista privilegiada sobre Alcobaça, o Mosteiro e a serra em redor.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 12 de Setembro de 1978.
Este ponto está situado na localidade Alcobaça, na freguesia Alcobaça e Vestiaria.
(Distância: 281 m SE)
Este memorial é uma homenagem da população a Manuel Vieira Natividade, que foi uma notável figura da ciência e da cultura em Alcobaça.
(Distância: 297 m SE)
A Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça nasceu em terras doadas por D. Afonso Henriques pelo cumprimento da promessa feita aquando da tomada de Santarém aos mouros.
(Distância: 331 m SE)
Quem visita o Mosteiro de Alcobaça tem que obrigatoriamente passar pelos dois túmulos mais importantes ali presentes, o do Rei D. Pedro I e o de D. Inês de Castro, situados um em frente do outro. Este artigo refere o que podemos apreciar nos seus túmulos.
(Distância: 371 m E)
Este pequena igreja teve origem em 1152. Segundo a tradição terá sido aqui que viveram os primeiros monges de Cister enquanto durava a construção do mosteiro de Alcobaça, nos séculos XII e XIII.
(Distância: 558 m E)
Câmara Municipal de Alcobaça - Praça João de Deus Ramos, 2461-501 Alcobaça
(Distância: 3 km E)
Fonte do Ouro é uma pequena localidade situada na estrada entre Chiqueda e Lameiras, freguesia de Aljubarota. O nome da localidade provém da fonte que está localizada à beira da estrada.
(Distância: 3 km N)
Sem grande resenha histórica, pensa-se que tenha sido edificada em 1542 a mando do Cardeal Infante D. Afonso, filho do rei D. Manuel I, tendo sofrido uma reconstrução em 1873.
(Distância: 3 km N)
O Pelourinho, situado no Largo do Pelourinho, foi erguido em consequência da obtenção do novo foral dado por D. Manuel I em 1514.
(Distância: 3 km N)
Edificada no início do século XVI, desta capela só resta o portal manuelino. De uma planta simples, é formada por uma só nave retangular.
(Distância: 3 km N)
O Largo principal da aldeia de Maiorga tem como seu nome o Largo do Pelourinho, sendo atravessado pela estrada nacional. Ali estão a Junta de Freguesia, a Igreja Matriz, a Capela do Espírito Santo e o Pelourinho.