Com a extinção das Ordens Religiosas, o convento e a cerca foram vendidos e a igreja foi entregue à confraria de Nossa Senhora da Ajuda e posteriormente à paróquia de Santa Maria. Hoje só sobrevive a igreja, de interessante manifestação arquitetónica do século XVII.
A sua fachada desornamentada integra dois pisos em que o térreo apresenta um nártex e o segundo piso é marcado por três janelas e um nicho com uma imagem de barro da padroeira.
O seu interior apresenta uma planta de cruz latina composta pelos volumes da capela-mor, transepto e nave única.
Contém um interessante acervo de pintura, talha e imaginária religiosa dos séculos XVI, XVII e XVIII, proveniente dos outros templos da cidade e conventos extintos.
Este ponto está situado na localidade Tavira, na freguesia Tavira (Santa Maria e Santiago).
(Distância: 161 m W)
A Ermida de Santa Ana está considerada um dos templos mais antigos que remontam à Idade Média. Situa-se na parte mais alta da cidade. O seu padroado pertenceu à Ordem de Santiago.
(Distância: 177 m E)
Esta ermida pertenceu à confraria com o mesmo nome. Sendo de origem medieval, a sua planta é de nave única, capela-mor e casa do ermitão.
(Distância: 184 m S)
Também conhecida por Ponte Antiga, é um dos pontos máximos da cidade de Tavira apesar de que, de romana, já quase nada tem.
(Distância: 251 m S)
Em 1758, esta Capela ergueu-se perto da fonte da praça e do local onde passava a muralha do Castelo. Pertenceu à confraria com o mesmo nome, já extinta.
(Distância: 305 m S)
Câmara Municipal de Tavira - Praça da República 1, 8800-951 Tavira
(Distância: 310 m E)
Datado do século XVIII, o templo é um dos mais sumptuosos do Algarve, querendo rivalizar com o Convento dos Frades Descalços que naquele tempo se encontrava em construção.
(Distância: 325 m S)
Igreja datada entre 1541 e 1551, é o monumento com melhor expressão renascentista do Algarve, bem expresso na composição e decoração do pórtico principal.
(Distância: 385 m S)
As campanhas arqueológicas realizadas mostram-nos que havia ocupação humana desde a pré-história, mas também existem indícios de várias épocas, como um troço da muralha fenícia do século VIII a.C.
(Distância: 434 m SW)
A igreja tem o nome de Santa Maria porque está situada na freguesia com o mesmo nome. Também é a Igreja Matriz da cidade.
(Distância: 448 m S)
Crê-se que a sua origem remonta ao ano de 1648, altura em que foi criada a confraria da Senhora da Consolação dos Presos.